Como elaborar estratégias de marketing sendo autônomo?

Existem grandes vantagens em aproveitar as oportunidades e ser um profissional autônomo, como a flexibilidade de horário e a liberdade para tomar as próprias decisões profissionais.

Entretanto, diferente dos profissionais contratados pelas empresas — que não têm responsabilidades relacionadas as estratégias de marketing —, os autônomos precisam conquistar os seus clientes por conta própria.

Por isso, o profissional autônomo precisa saber como elaborar suas estratégias de marketing. Veja neste artigo, como elaborar estratégias de marketing sendo autônomo! Vamos lá?

Ofereça sempre o melhor serviço

Um profissional autônomo trabalha arduamente e qualquer referência negativa pode causar um dano imenso à sua imagem, por isso, é importante nunca abrir mão de oferecer o melhor serviço. Por exemplo:

  • Não oferecer preços abaixo de suas possibilidades comprometendo a qualidade de seus serviços. Se alguém pedir um desconto grande demais — e mesmo que concorde em receber algo de qualidade inferior —, abra mão. É melhor perder um negócio que se tornar conhecido por algo ruim;
  • Seja sempre cortês e educado, mesmo para dar negativas e informar a um cliente que não será possível atender sua solicitação. Mesmo frente a grosserias, não desça o nível, mas mantenha o mesmo tom de conversa;
  • Não prometa o que não pode cumprir: clientes pedem prazos curtos demais e outras solicitações difíceis, que muitas vezes o profissional não quer negar para não o perder. Mas seja sincero quanto ás expectativas do negócio sempre. Pior que ter que aguardar um prazo longo é não receber algo dentro do prazo prometido;
  • Zele pela sua imagem: ela é seu cartão de visita e a sua fonte de boas referências, portanto, tome cuidado em suas escolhas e posturas profissionais, mantendo a ética como fator preponderante em sua atuação.

Além de todas essas dicas, lembre-se sempre de investir no suporte pós-venda, acompanhando a satisfação do cliente, para garantir que ele realmente teve suas necessidades atendidas.

Não dependa apenas do boca a boca

O poder do boca a boca é imenso, mas você não pode depender somente dele para conseguir novos negócios. Assim, invista em canais alternativos, nos quais seu cliente está: redes sociais, presença em eventos, panfletos etc.: conheça previamente a possibilidade de fechar negócios em um ambiente e aposte nele.

O ideal é fazer uma pequena reserva mensal para investir em Marketing. De toda forma, esteja presente nas redes sociais e mantenha sempre seu portfólio atualizado, além de conteúdo interessante e relevante, para atrair visitantes.

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Por falar em redes sociais, sempre que criar uma página profissional, mantenha-a atualizada. São muitas as redes disponíveis:

  • Facebook;
  • Google +;
  • Instagram;
  • Pinterest;
  • Snapchat;
  • Youtube;
  • Twitter;
  • LinkedIn etc.

Não se preocupe em estar presente em todas, mas foque naquelas mais adequadas ao seu tipo de trabalho e que você pode manter atualizadas constantemente. Pior que não estar presente em uma rede social, é ter uma página desatualizada, que dá a impressão de abandono e falta de profissionalismo.

Além disso, aproveite as ferramentas disponibilizadas pelo Google e cadastre sua marca na maior ferramenta de visibilidade online da atualidade.

Pratique o networking

Mesmo estando presente nas redes sociais, não esqueça: sua rede de contatos fortalece você profissionalmente e precisa ser construída diariamente.

Procure se informar sobre grupos no Facebook, associações de classe, eventos e palestras onde você vai encontrar pessoas que podem agregar valor à sua carreira e às quais você também pode dar algo de bom.

Ser referenciado por um profissional de qualidade é uma das melhores formas de conquistar a confiança de potenciais clientes. Por exemplo, se você for decorador de interiores, conhecer corretores e manter uma troca de indicações com eles é excelente para manter suas indicações fluindo.

O importante é que seja sempre uma troca de apoio profissional construtiva para os dois lados, como toda boa parceria!

Esperamos que estas dicas ajudem você a definir que estratégias de marketing que vai usar! Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e atraia novos seguidores!

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