como-emitir-nota-fiscal

Dicas rápidas de como emitir nota fiscal eletrônica

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A nota fiscal é o documento que comprova o nível de faturamento de uma empresa, servindo, consequentemente, como base para o cálculo dos tributos a serem recolhidos. Existem tipos diferentes de notas que podem ser emitidas, dependendo da legislação em vigor na cidade ou Estado em que a empresa atue e também de acordo com seu porte. Mas no geral, essa tarefa é bem fácil e nós damos dicas como emitir nota fiscal eletrônica nesse post.

O que é preciso para emitir nota fiscal eletrônica?

Para a emissão de uma NFe é necessário o cadastro prévio junto à Secretaria da Fazenda do Estado. Feito o registro, as notas podem ser emitidas diretamente por meio do site da secretaria.

Mesmo quem se enquadra nas regras do Simples Nacional precisam emitir notas fiscais, ainda que não haja o recolhimento direto de impostos a cada venda efetuada, pois é por meio do documento que será possível comprovar o nível de faturamento da empresa.

Fora isso, emitir NFe é muito para prático porque não é preciso ter uma impressora específica. Como o nome indica, a nota é eletrônica e não exige o preenchimento das notas em papel. Isso pode proporcionar economia de talões e acaba com a necessidade de impressão de talões em gráficas especializadas.

Como emitir nota fiscal eletrônica MEI

Pessoas que trabalham de forma autônoma e têm faturamento inferior a 60 mil reais por ano podem optar pelo registro de Microempreendedor Individual (MEI), em que as exigências para a emissão de notas são um pouco mais simples.

Em primeiro lugar, um MEI não é obrigado a emitir notas caso faça suas vendas apenas para pessoas físicas – caso comum para profissionais como cabeleireiros e chaveiros, por exemplo. Quem vende diretamente para empresas, porém, precisa emitir nota fiscal independente do seu nível de faturamento.

Em caso de dúvidas, é recomendável buscar orientação de um contador. Mas aproveite para conhecer o Sage One, um sotware de emissão de notas fiscais simples e completo.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn