Como empreender em tempos de economia difícil

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Até mesmo os mais otimistas se encontram receosos: a economia não está favorável para os empreendedores. A alta do dólar dificulta importação de matéria-prima e a recessão faz com que o mercado fique mais cauteloso: quem trabalha com B2B encontra clientes cautelosos que não querem gastar além do que podem obter como lucro; já quem trabalha com B2C vai encontrar um público com menor poder de compra e menos disposto a gastar com novos produtos.

Mas e se você quer empreender, deve esperar? Ou se começou o seu negócio agora, deve aguardar o pior? Não é bem assim. Hoje vamos mostrar como empreender em tempos difíceis. Confira:

Dê pequenos passos

Sua empresa pode ter objetivos grandes, mas principalmente em tempos de recessão é fundamental focar em passos pequenos. Pensar em grandes saltos de crescimento pode gerar justamente o efeito contrário: esta é uma das razões pelas quais boa parte das empresas no país fecha antes do seu segundo ano de vida. Foque em uma grande meta, mas veja quais são os pequenos passos que podem levá-lo a chegar lá. Assim, caso esbarre em um problema de mercado ou erre em algum dos seus planos, o prejuízo poderá ser contornado e será possível levar o seu negócio à frente.

Utilize o sistema ao seu favor

Existem dois tipos de empreendedores: aqueles que acabam afundando junto com os problemas econômicos e aqueles que sabem subverter o sistema, vendo na crise justamente a oportunidade para alavancar o negócio. Esse segundo grupo é que consegue ter posteriormente grandes saltos positivos. Por isto, analise as brechas que a crise está abrindo: o que está faltando no mercado? Como você pode fazer seu produto ou serviço com um custo que seu cliente esteja disposto a pagar? Quais soluções você pode oferecer a eles neste momento crucial? A partir daí você consegue entrar no grupo seleto das empresas que sabem administrar crises externas.

Perceba que o mercado mudou

O mundo é digital. Não adianta tentar fazer negócios sem envolver esta parte. Na verdade, muitas das melhores empresas funcionam apenas no ambiente digital. Não que você não deva ter presença no ambiente offline, pelo contrário, a junção dos dois é que te dará resultados. Lembre-se disso ao fazer seu planejamento de ações.

Não tente transpor modelos internacionais no Brasil a qualquer custo

Por que startups internacionais dão sucesso e você repetindo a mesma fórmula não consegue alavancar seu fluxo de caixa? Porque você não percebeu que o contexto é diferente. Desde as políticas econômicas realizadas pelo estado americano, por exemplo (que é o modelo que os brasileiros mais gostam de importar), até o perfil do cliente (seja B2B ou B2C), há severas diferenças para o modelo brasileiro. Tentar importar exatamente o que deu certo lá fora não necessariamente dará certo aqui. Lembre-se de que o momento é de recessão para o país, não se pode comparar com economias de crescimento avançado ou crescimento estável.

Use e abuse da experiência

Quer saber como evitar problemas durante uma crise? Tenha na sua equipe de sócios alguém que já passou por uma. Seja alguém que aprendeu da pior forma ou que soube contornar um período de recessão. Encontre um time estrategista: chame pessoas que tenham algo realmente a acrescentar (e não só por afinidade) e que consigam realizar com você um plano de sobrevivência de pelo menos um ano, pensando em todos os problemas que podem encontrar neste período difícil e como contorná-lo.

O mercado pode não estar favorável, mas isto não quer dizer que ele esteja fechado para novas ideias. Pelo contrário: empreendedores cautelosos e estrategistas podem encontrar a oportunidade de alavancar seu negócio justamente neste período. Para receber mais dicas e aprender novas formas de aproveitar as oportunidades, preparamos um webinário sobre Planejamento Estratégico e Orçamentário. Será quinta-feira, dia 16 de Abril de 2015, às 10h00. Inscreva-se gratuitamente.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como empreender em tempos de economia difícil

Deixe uma resposta