como-empreender

Como empreender? Inspire-se com empresas gigantes

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você já parou para pensar que, muitas vezes, você fica imerso em atividades burocráticas dentro da empresa e se esquece de crescer? Essas tarefas tornam-se um círculo vicioso em que você não consegue se desvencilhar, deixando de lado o que realmente vale para o crescimento de uma empresa: a estratégia.

Neste artigo, você vai perceber o que a Netflix, o Google e a Dell fizeram para mudar o rumo de seus negócios e também verá como é importante tirar um tempo para analisar a própria empresa e o mercado. Se você está procurando inspiração e ideias de como empreender, continue leia.

Como empreender com a Netflix, Google e Dell

O que a Netflix fez para se transformar na Netflix?

Quando a Netflix começou, o seu modelo de negócio era alugar DVDs pela internet. Você pagava uma mensalidade e assistia quantos filmes conseguisse. A princípio era um serviço inovador a não ser pelo fato dos DVDs começarem a cair em desuso.

Nenhum dos esforços que eles faziam era suficiente para fazer a ideia engrenar. Então, tomaram uma decisão que mudou por completo os rumos que a empresa estava tomando.

Estudaram o mercado e notaram que os vídeos por stream estavam ganhando cada vez mais espaço na internet. Bingo! Essa era a nova tendência dos filmes.

Então, reestruturaram toda a empresa e lançaram um serviço único no Brasil. A partir daí, você já sabe no que deu, não é mesmo?

Mas cuidado ao seguir tendências. Pode ser que ela não sirva para a sua empresa. Veja o porquê.

Quando o Google quis brincar de Zappos

A gigante Zappos ficou mundialmente conhecida por ter uma estrutura de gestão sem hierarquia. Ou seja, cada colaborador faz as coisas do seu jeito. E foi assim que ela cresceu e se tornou a potência que é hoje.

De olho nesse modelo de gestão, a Google teve uma inspiração para empreender e resolveu colocá-lo a prova para ver no que dava. Agora, preste atenção! Ela não é a Google à toa, nem por sorte. Eles criaram uma equipe de engenheiros que funcionava no mesmo modelo da Zappos e testaram por um tempo.

Nesse teste, viram que a equipe que tinha um líder teve melhores resultados que a outra. Ou seja, para eles, esse modelo não funcionava.

Dell: uma empresa que faz por merecer

A Dell, que possui uma cultura de meritocracia, está preparada para as mudanças que o mercado dá. O segredo deles está em olhar para si mesma. Ou seja, caso seja necessário ter uma adaptação, assim como a Netflix, em primeiro lugar, eles olham para o DNA da empresa e veem o que é necessário, de fato, ser mudado para acompanhar o mercado.

Dessa forma, é possível mudar sem causar grandes traumas para a corporação e ainda crescer.

Essas três empresas são ótimos exemplos de como um gestor precisa se desvencilhar de tarefas menos importantes para focar no que realmente traz resultados para a empresa: análise e estratégia. São cases que servem de inspiração para empreender em qualquer ramo de atividade e que com certeza vai servir para você.

Você adotou alguma estratégia de sucesso como essas na sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta