Como fidelizar clientes

Como fazer dos seus consumidores clientes fidelizados

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Por que cada vez mais empresas investem na fidelização de clientes? Porque clientes fidelizados compram com mais frequência da marca, não são facilmente convencidos a experimentar os produtos da concorrência e promovem a sua empresa para amigos e conhecidos. Eles são, portanto, aliados do seu negócio e contribuem para o aumento de vendas. Por isso, são elementos essenciais para que a sua empresa se fortaleça no mercado.

Mas como fazer de um consumidor um cliente fiel? Atrair é apenas o primeiro passo: existe uma série de ações importantes para manter o cliente interessado na sua marca. Contamos quais são elas neste post, acompanhe:

Quatro ações essenciais para fidelizar os seus clientes

1. Personalize o atendimento

Uma das regras mais importantes da fidelização é a personalização do atendimento. O consumidor moderno não se contenta com um discurso generalizado: ele quer ter as suas necessidades específicas compreendidas pela marca. Para isso, é fundamental conhecer quais são os perfis que formam o público-alvo da empresa. No que eles trabalham, quais são as suas atividades de lazer favoritas, quais são as suas dores e de que forma os produtos e serviços comercializados pela marca podem ajudá-los a solucionar problemas.

A partir destes perfis, é possível definir a linguagem e a abordagem ideais para chegar até o seu público. Isso é muito importante para que o consumidor, de fato, se identifique com a marca.

2. Seja ágil, sempre

Agilidade é um elemento indispensável para garantir a fidelização dos seus clientes. Se você demora a responder uma dúvida, por exemplo, ou se não tem um produto em estoque, são grandes as chances de que o cliente vá procurar a concorrência. Evite que isso aconteça: mostre que a sua empresa possui uma boa estrutura para atender as necessidades dos seus clientes. Organizar os canais de contato da empresa, de modo que nenhuma mensagem seja esquecida, e usar sistemas de gestão para agilizar o atendimento ao consumidor são alguns exemplos de ações que refletem em resultados positivos.

3. Use a tecnologia a seu favor

Recursos modernos são importantes aliados na fidelização do cliente: as redes sociais são um bom exemplo. Estes são canais que permitem que a marca se aproxime dos seus consumidores – e essa aproximação é essencial para que os seus consumidores se tornem clientes fiéis. Use sites como o Facebook e o Twitter para compartilhar informações importantes com o seu público-alvo, incentive a interação – criando discussões saudáveis, por exemplo – e use mensagens diretas e menções para manter aberto o diálogo entre empresa e consumidor.

4. Faça do consumidor um aliado na melhoria do seu atendimento

Bom atendimento é um dos fatores mais importantes para que o consumidor volte a fazer negócio com uma empresa. O seu negócio já oferece o melhor atendimento possível? Conte com a opinião dos seus clientes para garantir isso. Peça feedbacks e use as informações coletadas para aprimorar os processos da empresa. Além de ser uma ação que gera melhorias no atendimento, é algo que mostra ao consumidor que as suas críticas e sugestões são ouvidas pela marca – algo que também promove a fidelização.

A fidelização do cliente é algo fundamental para garantir a competitividade da marca no mercado. Que estratégias você já utiliza para garantir isso? Deixe a sua resposta nos comentários.

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Um comentário em “Como fazer dos seus consumidores clientes fidelizados

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