Como fazer para atrair um investidor e começar a sua empresa?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com o aumento do desemprego nos últimos anos, o empreendedorismo acaba se tornando uma solução viável para a situação financeira difícil de muitos brasileiros que perderam os seus trabalhos formais. No entanto, o sonho de conseguir montar o seu próprio negócio acaba, muitas vezes, esbarrando na falta de um investimento inicial.

Os bancos nem sempre oferecem as melhores opções para o empreendedor. Uma boa ideia pode acabar se tornando inviável devido aos altos juros cobrados em empréstimos bancários. Dessa forma, surge como alternativa a busca por pessoas que acreditem no seu negócio e que possam bancar financeiramente a sua realização.

Se você também quer abrir o seu próprio negócio e não sabe como atrair investidores, continue lendo e confira algumas dicas para ajudá-lo nesta etapa tão importante!

1. Tenha um bom plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro passo para quem pretende empreender. Ele precisa ser realista, bem planejado e pronto para ser implementado. Além de ser um ótimo exercício para descobrir se sua futura empresa, de fato, é viável, o plano será muito útil na busca por um bom investidor, que encontrará no documento dados e fatos concretos sobre os motivos para investir em seu empreendimento.

Durante uma reunião com um potencial investidor, quando o empreendedor demonstra credibilidade naquilo que está propondo, apresentando de forma clara o seu plano de negócio, os investidores são estimulados a acreditarem na sua ideia como uma excelente oportunidade que realmente gerará retorno sobre o investimento.

2. Defina o melhor perfil de investidores

Os primeiros investidores são cruciais. Eles precisam ser escolhidos com base no quanto podem agregar de valor ao seu negócio, não apenas financeiramente, mas também nos conselhos, opiniões e contatos.

Também é importante verificar qual é a disponibilidade de tempo que o investidor terá para o seu negócio e qual a expectativa dele quanto à prestação de contas e às informações sobre o andamento da sua empresa.

Lembre-se que uma vez feito o negócio, você terá que lidar com ele sempre e atender suas expectativas, portanto saiba bem onde está pisando e escolha com sabedoria.

3. Invista suas economias

Se tiver economias pessoais, invista o máximo que você puder na sua empresa. Use esse dinheiro para apresentar um protótipo, uma versão beta ou uma prova do conceito do produto ou serviço para seus investidores. Quanto mais funcionalidades do produto final o investidor puder ver, tocar, sentir e experimentar, melhor. Entretanto, não se preocupe excessivamente com o acabamento. Não é nesse momento que você vai ter de investir em um design mais apurado, que pode acabar atrasando o lançamento de sua empresa e fazer com que você perca o timing e a oportunidade de iniciar no momento certo o seu empreendimento.

Quando você mostra um produto tangível, a sua ideia tem mais chance de ser validada, convencendo o investidor de que o seu negócio tem capacidade de execução e também de alcançar resultados.

4. Elabore um Pitch irresistível

O conceito do Pitch é conseguir atrair a atenção do seu investidor no menor tempo possível de apresentação. Normalmente, esse tipo de apresentação dura entre 1 e 5 minutos, período no qual o empreendedor precisa apresentar de forma sucinta e impactante qual a oportunidade, o mercado pretendido, a solução, os diferenciais e o que está buscando e por que você é a pessoa ideal para o negócio. Nem mais, nem menos.

A apresentação precisa ser clara, objetiva e logicamente estruturada. Se o Pitch for bem-sucedido, abrirá as portas para marcar uma reunião ou uma apresentação mais extensa e detalhada com possíveis investidores.

5. Busque apoiadores

Nem sempre será possível encontrar empresários prontamente dispostos a ajudar o seu negócio financeiramente. Desta forma, pense na possibilidade de convidá-los para formar um grupo de apoiadores. Eles podem auxiliar oferecendo dicas sobre como melhorar o seu negócio, indicar possíveis investidores ou mesmo fortalecer o seu networking.

Trabalhando com outros empreendedores, você poderá formar boas parcerias para sua empresa, viabilizando mais rapidamente o seu produto e acelerando o processo de crescimento do seu negócio.

6. Persista sempre

Novas empresas são, via de regra, investimentos de alto risco. Sendo assim, muito provavelmente não será na primeira apresentação que você conseguirá um investidor interessado. Serão necessárias várias reuniões e apresentações até você conseguir tirar sua ideia do papel.

Não desanime, pois a persistência sempre valerá a pena. Afinal, o “não” você já tem, não é? No mundo dos negócios, o que não dá resultado sempre deve ser revisto. Veja cada “não” que receber como uma oportunidade para melhorar sua apresentação e até mesmo amadurecer a ideia do seu negócio. Seja perseverante. Conforme afirmava Steve Jobs, “metade do que separa o empreendedor bem-sucedido do malsucedido é a pura perseverança”.

LEIA MAIS:

E você, pretende abrir o seu próprio negócio? Tem alguma dúvida sobre como atrair um investidor para sua empresa? Deixe a sua mensagem nos comentários!

Software de gest„o empresarial

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário