Saiba como fazer projeções de cálculos realistas sobre o faturamento do seu negócio

Uma pesquisa do Sebrae, divulgada pela Receita Federal, mostrou que, de cada 10 empresas abertas no Brasil no período entre 2005 a 2009, apenas 7 continuaram o empreendimento após dois anos de abertura porque o restante não sabe como fazer projeções de faturamento de negócio de maneira realista.

Toda casa precisa de uma base e, da mesma forma, sua empresa precisa do planejamento. Esse é um fundamento importante, pois permite que você tenha conhecimento e antecipe os problemas, dificultando qualquer possível queda ou erro.

Você sabe como fazer projeções de faturamento usando o famoso Plano de Negócios? Continue lendo e entenda mais sobre isso.

Entenda primeiro o seu negócio

Você só vai conseguir realizar um cálculo realista se entender o que sua empresa faz ou fará de fato. Escreva no papel algumas perguntas, como:

  • Do que se trata o seu empreendimento?
  • Quem são os seus principais clientes?
  • Qual o valor investido no negócio?
  • Em quanto tempo deseja que o seu investimento dê retorno (considere um tempo realista para o tipo de mercado em que trabalha)?
  • Qual é o faturamento atual da empresa?

Essas informações ajudam a traçar o perfil do seu empreendimento, que é o primeiro passo para fazer projeções de faturamento do negócio de forma realista e fundamentada.

Projeções de faturamento de negócio: analise os históricos

Se você já tem a empresa há mais de um ano, analise no mesmo período relacionado ao ano passado quanto foi faturado e o que mais vendeu.

É muito importante que você tenha guardado, seja digitalmente ou no papel, o seu histórico de vendas; dessa forma, você consegue projetar o seu faturamento de modo muito real.

Não se esqueça de levar em consideração o cenário financeiro da população na época analisada também. Isso interfere na sua projeção. Por mais que seja o mesmo período, se as épocas tiverem diferentes cenários econômicos distintos, a sua projeção deve ser feita considerando essas disparidades.

Acompanhe a concorrência

Se você não possui ainda um histórico, é muito importante verificar os produtos ou serviços que mais vendem na concorrência. Caso você já tenha, além de analisar o seu, acompanhe os dados da concorrência.

Por mais que sejam empresas diferentes, o nicho de mercado se comporta da mesma forma por causa dos cenários (políticos, demográficos e econômicos). Analisando o concorrente, você pode fazer uma projeção do que poderá vender e quanto vai faturar.

Conheça o seu público

Quem são ou serão os seus clientes? Você conhece os gostos, o perfil de consumo, quanto podem ou estão dispostos a pagar pelo seu produto e o que é importante para eles?

Essas são perguntas que você deve responder. As projeções de faturamento de negócio só são reais quando você considera o principal fator deles: o comprador, ou seja, quem vai fazer a sua empresa faturar.

Uma dica para gerar um bom histórico e fazer projeções de faturamento de negócio significativas é ter o máximo de dados que conseguir do seu consumidor.

O comportamento e os hábitos de compra do público te ajudarão a traçar estratégias de valores que irão resultar nos seus faturamentos futuros e serão projeções de receita reais porque irão considerar o fator determinante para o sucesso: o faturamento que é possível com o seu cliente.

Agora é com você!

Você pode escrever ainda mais informações de acordo com os tópicos que te passamos aqui. O planejamento completo é essencial para realizar projeções de faturamento de negócio realistas e possíveis de serem alcançados e ultrapassados.

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