Como financiar o crescimento da sua empresa?

Quando se trata do crescimento da empresa, será que vale a pena recorrer até mesmo a empréstimos e financiamentos? Afinal, não é incomum que empresários evitem a contratação de crédito para financiar o início de suas atividades comerciais ou o crescimento do empreendimento. Pois, caso não consigam honrar com a dívida, o seu negócio pode estar com sérios riscos.

No entanto, existem muitas opções para financiar o crescimento de uma empresa e muitas delas oferecem o crédito necessário para alavancar o negócio, com ótimas condições de pagamento e taxa de juros que podem se enquadrar na realidade da empresa. Se você está pensando em recorrer à uma obtenção de crédito para financiar o crescimento de sua empresa, continue lendo para entender um pouco mais sobre o assunto.

Qual é a melhor opção para financiar o crescimento da empresa?

Atualmente, existem inúmeras opções de financiamento à disposição dos empreendedores, seja qual for o porte de sua empresa. O que é fator positivo, mas deixa algumas dúvidas em aberto:

  • Qual é a melhor maneira de se obter recursos para financiar o crescimento de minha empresa?
  • Será que estou preparado para aproveitar as oportunidades que o investimento trará ao meu negócio?
  • Minha empresa é capaz de lidar com este tipo de desafio?

Abertura de capital

Uma das formas de se obter receita para financiar a expansão de uma empresa é por meio da abertura de capital. Trata-se de uma estratégia que muda completamente a gestão do negócio, a sua transparência e os seus controles internos. Empresas de micro, pequeno e médio porte que escolham esta opção têm direito a fontes alternativas de financiamento.

Para se ter uma ideia, uma das principais vantagens é a possibilidade de usar as próprias ações como moeda e, é claro, o ágil crescimento da empresa. Mas a abertura de capital deve ser muito bem pensada e planejada, pois oferece desafios bastante específicos.

Você pode conferir todas as vantagens e desvantagens do financiamento por meio de abertura de capital acessando o guia Bovespa Mais – Como utilizar o mercado de capitais para financiar o crescimento da sua empresa, além de fazer uma comparação com suas demais alternativas de crédito para empreendimentos.

BNDES FINEM

A linha de financiamento BNDES FINEM é feita por meio de repasses do BNDES para investimentos no aumento da capacidade de produção, modernização e expansão de empresas. Ela pode financiar projetos com valores que superem R$ 20 milhões.

Suas condições de financiamento, são:

  • Taxa – a partir de 1% ao mês
  • Prazo – até 120 meses
  • Participação – até 80% dos itens financiáveis
  • Carência – até 2 anos

Você pode conferir as garantias clicando aqui.

BNDES Soluções Tecnológicas

Uma solução tecnológica é considerada uma forma de modernização que satisfaz as necessidades de modificação ou criação de um processo ou produto. A opção de financiamento BNDES Soluções Tecnológicas é direcionada para empresas fornecedoras desse tipo de solução.

Seus itens financiáveis são: despesas com mão de obra especializada terceirizada ou da própria empresa — o valor do serviço prestado por mão de obra especializada deve obrigatoriamente representar ao menos 70% do valor financiado pelo BNDES (em casos de soluções tecnológicas que envolvam softwares não embarcados, ou 40% nos demais casos).

Você pode conferir todas as linhas de financiamento empresarial do BNDES para ver qual se enquadra melhor ao seu negócio clicando aqui.

LEIA MAIS:

Você acredita ou discorda que existe necessidade de uma empresa recorrer a financiamentos ou aberturas de capital como forma de auxiliar seu crescimento? Deixe um comentário compartilhando a sua opinião!

Software de gest„o empresarial

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “Como financiar o crescimento da sua empresa?

Deixe um comentário