Como manter o controle das finanças e garantir a saúde e o futuro da empresa?

A gestão de uma empresa passa por diversos aspectos. Administração, Recursos Humanos e Marketing são departamentos importantes que precisam estar sob controle. Mas sem dúvida o setor cuja saúde pode afetar o desempenho final dos negócios de forma rápida e crucial é o financeiro.

Quando uma empresa perde o controle de suas finanças acumula diversos tipos de problemas que surgem a curto, médio e longo prazo. Entre eles, apenas um ponto em comum: em geral são apenas percebidos quando resolvê-los é muito caro ou praticamente impossível. O resultado dessa displicência pode ser as portas fechadas.

O gerenciamento financeiro pode ser mais ou menos difícil dependendo da disciplina do empresário. Ter cuidados com os valores e bens da empresa é um exercício diário, mas quando feito da forma correta, ou seja, quando cumprida uma rotina e segue um padrão fica mais fácil do que parece.

Para facilitar a vida do empresário, a Cenize criou o jFinanças Empresarial. O software funciona como um centralizador de informações, mas não é só isso. Quando alimentado com as informações precisas ele pode mostrar ao usuário, detalhes sobre a vida financeira da empresa quase que imediato e dar a ele tempo para promover as mudanças necessárias.

Acesso à informações

O importante é ter em mente que ter controle é ter informação. É sabendo quanto dinheiro entre e sai diariamente, quando se gasta com fornecedores que tipo de benefícios é possível oferecer aos clientes que o empresário pode tomar decisões que objetivam o futuro da empresa. Como saber se pode comprar um novo maquinário, trocar um equipamento importante ou contratar determinado especialista se você não sabe quanto tem hoje, nem quanto terá no caixa daqui a um mês.

Uma das vantagens do jFinanças Empresarial é que ele possibilita o controle das despesas do cartão de crédito. Aliás, essa fonte de despesas recebe um tratamento exclusivo por parte do sistema. Com uma conta exclusiva ele registra as despesas e os pagamentos das faturas. Assim, cada gasto feito com o cartão pode e deve ser registrado o que permite que o empresário saiba o valor da fatura a cada mês. Essa é uma vantagem muito bem aproveitada por quem tem grandes gastos em um número alto de parcelas.

 

Outro ponto que se destaca no jFinanças Empresarial é a capacidade que o programa tem de ajudar ao empresário a tomar decisões. Como é um controle financeiro empresarial, o software oferece um espaço para planejamento e nele – usando o histórico da empresa – faz sugestões sobre quais caminhos o empresário pode seguir. Esse recurso serve para que o tomador de decisão possa ver um leque de opções e pré-visualize as consequências de cada uma.

O programa faz ainda papel de gerente de negócios e oferece um demonstrativo completo e simples de ser lido. Seguindo os comandos do usuário, o software discrimina informações  selecionadas e específicas. Por exemplo, se o empresário precisa saber quanto pagou de impostos no ano todo, ele informa. Se precisar descobrir despesas específicas, também não é problema.

 

Todo o sistema do jFinanças Empresarial é intuitivo, ou seja, fácil de ser manuseado pelo usuário. Fazer solicitações de relatórios, por exemplo, é algo que pode ser realizado em poucos cliques. O próprio programa ensina ao usuário, conduzido a ação e ajudando na hora de se aproveitar tudo que recursos disponíveis oferecem.

O controle financeiro empresarial é uma etapa que deve ser pensada a partir do plano de negócios da empresa e levado a sério a cada novo ano. Reformulações podem ser realizadas, mas a base já estará estruturada. O jFinanças Empresarial é justamente um instrumento que se apresenta como um solucionador das demandas do controle financeiro e perfeitamente capaz de se adaptar às particularidades de cada empresa dos mais diversos setores.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn