Como manter o controle financeiro do meu negócio?

Em negócios, quando tratamos o assunto “empreendedorismo”, um dos primeiros desafios é descobrir um nicho de mercado que seu produto ou serviço possa atender com sucesso. Por isso, é natural que o primeiro instinto do gestor de uma empresa é centrar esforços em expandir suas vendas, seja por meio de ações de marketing ou pelo aperfeiçoamento do produto oferecido aos clientes.

Porém, aumento de vendas não é sinônimo de aumento de lucros, pois sem um controle financeiro adequado, atingir o equilíbrio entre receitas e despesas pode ser bastante difícil.

Como, então, transformar vendas em lucros? Alguns cuidados podem auxiliar nesse processo. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o controle de custos é tão importante quanto o crescimento das vendas. Por isso, é preciso que a empresa tenha um controle financeiro eficiente para que se saiba com exatidão quanto, onde e por que os recursos da companhia estão sendo utilizados.

Outro cuidado é levar em consideração a evolução das despesas ao longo do tempo. Um gasto pequeno em determinado mês pode parecer insignificante, mas no decorrer de um ano uma pequena despesa mensal pode comer uma grande parte do seu lucro.

Pense também na relação custo e benefício que suas decisões vão trazer. Fazer um grande investimento em um novo equipamento vai proporcionar uma economia de que tamanho no seu processo produtivo? Ou ainda, a economia proporcionada pela redução no quadro de funcionários vai compensar a perda de produtividade que isso vai causar?

Um dos princípios básicos da contabilidade é que para toda entrada de dinheiro na empresa existe uma saída proporcional a ela, e vice-versa. O preço da mercadoria vendida embute o custo de matéria-prima e o lucro da empresa, por exemplo. Pense sempre nos dois lados da moeda para manter o controle financeiro do seu negócio.

 

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