Como manter o foco no trabalho

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Atire a primeira pedra quem nunca se distraiu ao receber um e-mail ou ao checar mensagens no celular durante o trabalho. Não há nada de errado nisso, afinal todos precisamos de alguns minutos de folga. O problema acontece quando estas interrupções comprometem a sua produtividade e os seus resultados no final do mês.

Se você quer fugir da procrastinação e manter uma rotina saudável, sem perder prazos e entregas, preparamos algumas dicas infalíveis de como manter o foco no trabalho.

1. Planeje suas atividades

O que você precisa fazer hoje? Por onde começar? O que depende de outras pessoas e terá que ser pausado no meio? Ter suas tarefas bem planejadas ajudar você a não perder tempo. Um checklist, seja ele no papel ou no celular, vai te ajudar a manter o foco e a controlar os seus prazos. Vale destacar que entender suas prioridades é essencial nesta fase!

2. Entenda o seu perfil

Algumas pessoas rendem melhor pela manhã, outros no final da tarde. Não adianta você ignorar este fato. O melhor a fazer é entender quais são suas horas mais produtivas e concentrar a maior parte do trabalho dentro deste período. Aproveite as horas de menor rendimento para realizar tarefas mais simples ou menos importantes.

Banner_Blog_Webinar

3. Faça pausas produtivas

Sim, desligar o cérebro por um tempinho é uma ótima maneira de aumentar a sua produtividade. Fazer pausas de 10 a 15 minutos ao término de cada tarefa vai te ajudar a descansar a mente e começar a próxima atividade com foco total. Se sentir que precisa se manter produtivo mesmo nestes espaços de tempo, aproveite para organizar a mesa ou a caixa de e-mails, por exemplo.

4. Categorize suas tarefas

E-mails, vídeos e redes sociais podem ser vilões da produtividade, mas sabia que tarefas inúteis também podem acabar com o seu foco no trabalho? Uma boa dica é separar tudo em: o que precisa ser feito, o que pode ser automatizado através de um sistema, o que pode ser delegado a outra pessoa e o que pode ser eliminado da lista.

Não existe uma receita que mostre como manter o foco no trabalho. Ainda assim, é possível mudar atitudes para criar uma rotina saudável e livre de distrações que atrapalham a sua produtividade.

Quer saber mais sobre o assunto? Participe do nosso próximo evento online no dia 30/03/16 às 17h: “A Arte de Fazer Acontecer”, com Allan Costa. Inscreva-se grátis até um dia antes do webinar.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta