Como manter-se criativo e inovar nos negócios

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ao longo da história, podemos encontrar vários exemplos de inovação e criatividade que nos inspiram. Alguns afirmam que a criatividade pode ser adquirida ao longo do tempo e consequentemente aperfeiçoada, outras têm a certeza que a criatividade é um dom. Qual afirmação é a certa? Depende do ponto de vista. Pois é, possível aproveitar os dons naturais, mais o aperfeiçoamento contínuo para aplicar as habilidades de criatividade e inovação nos negócios.

Confira a seguir, através do post de hoje, algumas atividades que incentivar o uso da criatividade e inovação nos negócios.

1. Coloque as ideias em prática

Novas ideias todos nós temos o tempo todo. Mas será que essas ideias estão sendo rentáveis para o seu modelo de negócios? É preciso criar algo novo onde o mercado ofereça espaço para interação entre o empreendedor e o consumidor. Lembre-se de que os seus clientes e fornecedores esperam que a sua marca gere impacto e valor, e para que isso aconteça é necessário utilizar a criatividade.

2. Busque conhecimento

Não existe uma fórmula mágica para fazer com que a criatividade “flua”, ocorrendo algo sublime. É precisar pensar, exercitar o cérebro, para que uma ideia realmente criativa seja implementada ao seu negócio.

Uma das dicas para ser criativo é buscar sempre um novo conhecimento. Quem sabe muito sempre possui como vantagem uma carta a mais na manga. Leia, estude os seus concorrentes, conheça o seu público. Quais são as novas tendências dentro e fora do Brasil? O que você pode implementar de novo? Às vezes uma nova ideia surge em do lugar onde você menos imagina.

3. Livre-se do comodismo

O comodismo é um péssimo aliado para quem busca a inovação e a criatividade. Ele não te deixa ir além, e está sempre te atrelando ao passado. Livre-se disso. Trace novas metas para a sua empresa. Quais são os desafios reais? Enfrente os “monstros” do mercado. Inspire-se e faça realmente o seu empreendimento se tornar inovador.

4. Se precisar, peça a ajuda

Quem foi que disse que você precisa ser criativo sozinho? Trancado em uma sala, para que ninguém roube a sua ideia? Quando o assunto se trata de negócios, é preciso, sim, realizar uma pesquisa de mercado e colocar a sua ideia à prova, para saber se ela vai mesmo agradar aos seus clientes.

5. Forme um time campeão

Pare para pensar: se você reunir em uma sala várias habilidades, ao invés de somente a sua, a probabilidade de a criatividade surgir, focando em um projeto de negócios inovador, será bem maior. Busque colaboradores que estejam de acordo com o seu modelo de negócios. Com certeza assim seu caminho para uma trajetória de sucesso estará apenas começando.

6. Monte um banco de ideias

Qualquer pessoa que trabalhe duro deseja ter o seu trabalho reconhecido, não é mesmo? Então, uma sugestão que deixamos é guardar as suas ideias de ouro para achar o pote ao final do seu arco-íris. Talvez, aquela ideia que você teve no momento não está ainda pronta para ser utilizada, mas neste momento, anote-a, guarde-a em algum lugar para que ela possa ser visualizada futuramente e não esquecida. Essa ideia poderá te render bons frutos no futuro.

Pronto, agora que você já conhece alguns passos para aflorar a sua criatividade e inovar nos negócios, sugerimos que comece logo! Aproveite e conte-nos que você têm feito de novo!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário