Como melhorar os resultados financeiros com diferentes centros de custo?

A gestão financeira é um conjunto de procedimentos e métodos administrativos que permite melhor conhecimento e controle dos negócios com o objetivo de otimizar resultados. Com isso, é possível ter mais eficiência no planejamento e alocação dos recursos da empresa, além de domínio e rapidez nas transações financeiras.

A análise da gestão a partir de centros de custos, nos quais os setores são analisados e planejados de forma específica, é uma excelente opção para quem quer ter maior controle sobre as finanças. Descubra, neste post, o que é centro de custo e como ele pode melhorar os resultados de sua empresa.

O que é centro de custo?

Centro de custo é a forma de organizar os diferentes setores, segmentos e atividades de uma mesma empresa. Em outras palavras, é a maneira lógica de dividir internamente a empresa e manter a independência entre os setores. Isso é importante, pois permite perceber as especificidades de cada área e, com uma melhor noção das finanças por centro de custo, você conhecerá mais a fundo sua empresa e saberá com mais profundidade o desempenho de todos setores.

Entenda melhor

Para ficar mais claro… Imagine que você administra uma empresa que desenvolve sistema para empresas do ramo imobiliário. Sua empresa realiza algumas funções primordiais, como: pesquisa e desenvolvimento de softwares, comercialização e suporte/instalação. Logo, cada um desses setores é um centro de custo específico.

Divisão de Custos

Mesmo que as despesas ocorram em mais de um centro de custo, como no caso de materiais de divulgação, elas devem ser divididas entre eles – em proporção a ser definida pelos gestores da empresa. Um critério para a definição dessa proporção é o tamanho dos centros de custos. Por exemplo, se o centro de custo “desenvolvimento” for quatro vezes maior que o centro de custo “suporte”, a desenvolvimento arca com 80% do custo e a suporte, com 20%.

Resultados

Assim que você dividir a empresa em centros de custos, terá maiores condições de avaliar o desempenho e os resultados de cada um deles e poderá estruturas melhor os projetos particulares deles. É justamente aí que você perceberá a diferença em termos de rendimentos e resultados, que serão mais específicos e assertivos.

BANNER_controlefinanceiro_SS_648x150

Como definir os centros de custos?

A divisão da sua empresa em centros de custos precisa ajudar e não confundir ou desagregar equipes. Tenha em mente que esta separação só faz sentido se sua empresa possuir, efetivamente, diferentes fontes de despesas e rendimentos. Se você pensar na estrutura de custos e receitas de sua empresa e perceber que um ou mais centros não tiveram gastos ou receitas próprios, é porque a divisão  ainda não é necessária para a sua empresa.

Como facilitar a divisão?

Se, por outro lado, houver necessidade de dividir sua empresa em centros de custo, não perca tempo! Saiba que existem ferramentas capazes de ajudar você a identificar e agrupar as despesas e receitas de cada um deles. O módulo financeiro do Sage Start, por exemplo, tem essa função e ainda permite que você gerencie seu fluxo de caixa, planeje investimentos e controle seus gastos de maneira eficiente.

Faça o teste grátis, conheça o Sage Start.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como melhorar os resultados financeiros com diferentes centros de custo?

Deixe uma resposta