como-motivar-a-equipe

Como motivar a equipe para e gerar melhores resultados?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Muitas empresas fazem grandes investimentos em treinamento e programas motivacionais para os seus funcionários visando que, desta forma, consigam alcançar melhores resultados. Entretanto, não são apenas investimentos financeiros que fazem com que as pessoas melhorem os seus rendimentos profissionais. Elas também necessitam se sentirem valorizadas e é sobre isso que o post de hoje irá falar.

Continue lendo para conferir algumas formas importantes de como motivar a equipe e, consequentemente, fazer sua empresa gerar melhores resultados!

Como motivar a equipe com feedbacks positivos

É muito comum que um funcionário seja rapidamente repreendido. Logo, após, cometer um erro dentro da empresa e raramente acontece o contrário. Por isso, crie o hábito de dar feedbacks positivos, quando os membros de sua equipe atingirem bons resultados. Eles se sentirão mais motivados se souberem que estão agindo da forma correta.

Incentive o trabalho em grupo

Quando falamos em trabalho em grupo, significa muito mais do que a capacidade de um determinado número de pessoas diferentes conseguirem trabalhar dentro de um mesmo ambiente durante o período do expediente sem que aconteçam problemas. Quando uma equipe pensa e age em sintonia e de forma entrosada, o ritmo de produção e desenvolvimento das atividades profissionais é muito mais sincrônico e eficiente.

Durante as reuniões ou treinamentos de equipe, estimule atividades em grupo que visem fazer com que cada membro se conheça melhor para que eles possam criar vínculos e se tornarem uma equipe mais forte e unida.

Participe ativamente de sua equipe

É fundamental que o líder de uma equipe não fique apenas dando ordens à distância e somente apareça para cobrar os resultados. Esse comportamento faz com que os liderados o enxerguem como um ditador. Uma ótima forma de como motivar a equipe e inspirar os membros ,é quando o líder “veste a camisa” e participa ativamente da busca por melhores resultados ao lado dos membros da equipe.

Delegue funções

Para incentivar os membros da equipe nada melhor do que delegar funções importantes para cada um. Diferente de como agiria um líder autoritário, pegando para si todas as funções que considera de grande responsabilidade por se achar o único que está habilitado para lidar com elas, um bom líder tem discernimento e sabe como dividir todo o trabalho entre uma equipe, conforme a capacidade de cada membro.

Estipule metas realistas

Um grande erro que muitos treinadores e líderes de equipe cometem é estipular metas irreais, pois acreditam que assim estão motivando os seus liderados a irem atrás dos resultados e de meios para bater estas metas, mas na verdade estão os sobrecarregando. Estipule metas realistas, de acordo com a capacidade dos membros da equipe que você está lidando, desafiando-os a alcançá-las e melhorar os resultados gradativamente.

Como motivar a equipe com prêmios ou bonificações

Não se trata do prêmio ou bonificação em questão e sim do reconhecimento por parte dos líderes. Uma forma de motivar os seus liderados é através de prêmios, brindes, benefícios ou até bonificações dentro da empresa sempre que eles atingirem suas metas. Pois essa atitude se torna um símbolo concreto de uma vitória para o membro da equipe e, consequentemente, os outros membros se sentirão motivados a alcançarem melhores resultados para também serem premiados.

Capacite a sua equipe

Traga para a sua empresa programas de treinamento, cursos profissionalizantes e outros meios para capacitar e desenvolver as habilidades profissionais e pessoais dos membros da equipe. É importante motivá-los através das formas como citamos anteriormente, entretanto, quando uma empresa investe em seus funcionários, eles sentem que realmente fazem parte de um time e estão sendo valorizados por isso.

Como você tem motivado os membros de sua equipe? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência conosco!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta