Como prospectar novos clientes

Como motivar a equipe de vendas a prospectar novos clientes?

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A peça fundamental que garante a sobrevivência de qualquer negócio é a prospecção de clientes. Sem novos clientes, a empresa tende a entrar em um caminho perigoso, onde os recursos podem começar a se esgotar, a verba se torna escassa e não há como manter as portas abertas. Por isso, a equipe de vendas tem um papel tão importante quanto o da equipe de marketing dentro de uma empresa, pois não basta apenas fechar as vendas com clientes que praticamente já aceitaram a proposta ou produto que a empresa oferece na hora da prospecção. É necessário renovar o seu repertório de clientes constantemente. Veja, no artigo de hoje, como motivar a equipe de vendas a prospectar novos clientes:

Motive sua equipe a prospectar novos clientes

O que é necessário para garantir a sobrevivência da empresa?

Como comentamos no início do post, uma empresa não vive apenas com os clientes que já possui, pois em um determinado momento em um futuro próximo ou não, os contratos destes clientes irão ser reduzidos ou encerrados. Por isso, é imprescindível que a empresa esteja sempre prospectando novos clientes, firmando novos contratos e parcerias.

Mas essa função não se limita apenas a um departamento específico dentro de uma empresa, muito pelo contrário, os profissionais que mais podem agregar valor a esta função concentram-se na equipe de vendas por já terem experiência em argumentação e relacionamento com o público.

O gestor tem a responsabilidade de incentivar a equipe de vendas

Visto que é muito comum que os vendedores não entendam a prospecção como parte de suas tarefas dentro da empresa, a responsabilidade de incentivá-los a mudar este pensamento se torna do gestor. Mas como mudar conceito tão culturalmente impregnado ao longo dos anos?

Como incentivar a prospecção através das metas

Se há um termo que todo bom vendedor consegue entender em qualquer idioma, é a palavra “meta”. Uma forma eficiente de incentivar a sua equipe de vendas a tornar a prospecção como uma parte vital de suas obrigações é transformá-la em parte das metas de cada vendedor.

Associar a conquista de cada novo cliente à remuneração é uma maneira muito eficiente de transformar os seus vendedores em verdadeiros profissionais de prospecção.

Crie um programa de treinamento para capacitar a equipe de vendas

É claro que não será do dia para a noite que a sua equipe de vendas que estava habituada apenas a fechar contratos e vendas começará a prospectar novos clientes de maneira eficiente apenas porque esta tarefa se tornou uma nova meta. É importante dar cada passo de forma organizada e profissional dentro de uma empresa. Portanto, ofereça cursos de capacitação, promova reuniões de equipe, dinâmicas em grupo, programas de treinamento. Enfim, dê o suporte necessário para que a sua equipe de vendas esteja “afiada” e altamente capacitada para prospectar novos clientes, afinal, este é um investimento onde literalmente todos saem ganhando.

Unifique o marketing e as vendas de sua empresa

Estimule que os dois departamentos para que consigam sintonizar a comunicação entre si, tracem as mesmas metas e objetivos, trabalhando de forma alinhada com o mesmo foco para aumentar o faturamento através de um exponencial crescimento de clientes para a empresa.

Infelizmente, em muitas empresas as equipes de marketing e vendas não trabalham com uma linha de raciocínio unificada, isso quando não competem entre si. Grande parte do problema tem origem em um conceito ultrapassado de que a função de prospectar novos clientes é exclusivamente de responsabilidade da equipe de marketing. Além disso, é muito comum que a equipe de vendas não goste de se envolver na prospecção de clientes por acreditar que o foco de seu trabalho deve ser em atingir metas e conquistar comissões, o que acaba criando uma verdadeira zona de conforto.

Como você tem trabalhado a equipe de vendas de sua empresa em relação à prospecção de clientes? Se precisar de mais dicas além das que citamos no post de hoje, não deixe de entrar em contato conosco para que possamos lhe ajudar!

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Um comentário em “Como motivar a equipe de vendas a prospectar novos clientes?

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