Como o design muda a realidade das pequenas empresas

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Apesar de ser um dos aspectos fundamentais em qualquer negócio, grande parte dos empreendedores ainda não sabe exatamente a que se refere o design de uma empresa. O termo acaba gerando uma série de ideias vagas associadas a roupas, móveis, objetos de decoração de ambientes e acessórios de moda.

Porém o design de uma empresa possui tanta importância quanto a sua gestão ou qualidade de seus serviços. Pois ele tem poder para:

  • Gerar receita aumentando as vendas;
  • Reduzir custos;
  • Atrair novos clientes ou investidores;
  • Afirmar o conceito da marca diante de seu público-alvo;
  • Aumentar a competitividade do negócio entre seus concorrentes;
  • Gerar portfólio para a empresa, ao desenvolver novos produtos que se adaptam ao mercado atual;
  • Agregar mais valor à marca.

Felizmente, há um crescente número de empreendedores que entendem que o design de sua empresa não representa apenas a aparência de seus produtos ou o logotipo da marca, mas sim todo o conceito de identidade visual do negócio.

Apenas em 2015, de aproximadamente 115 mil atendimentos realizados pelo programa Sebraetec (iniciativa focada em inovação para pequenas empresas, com cerca de 50% de subsídios), quase 24 mil tiveram foco total em design empresarial, ou seja, cerca de 20% do total das empresas atendidas pelo programa.

O atendimento ajudou milhares de empreendedores a otimizar o potencial de alcance de suas marcas, aumentando a qualidade visual de seus produtos e melhorando a produtividade, pois apresentou o verdadeiro conceito do design e identidade visual mostrando que ele está presente em suas mídias sociais, na organização de seu ambiente de trabalho, em seus pontos de venda e muito mais.

Como o design pode mudar a realidade de uma pequena empresa?

Como dissemos anteriormente, o design não está associado apenas à criação de logotipos e embalagens de produtos. Ele pode ser envolvido em diversas etapas do processo de produção de uma empresa, desde o desenvolvimento de produtos, passando pela apresentação da marca ao mercado e até a produtividade dos colaboradores.

Software de gestão empresarial

Saiba como o design atua mediante cada setor da empresa:

Design no desenvolvimento de produtos

Baseando-se no profundo conhecimento e psicologia do consumidor e tendências de mercado, o design está associado à criação e ao desenvolvimento de produtos, objetos e ferramentas que visam atender às necessidades humanas.

O processo criativo sempre considera os seguintes aspectos:

  • Styling;
  • Identidade visual;
  • Funcionalidade;
  • Originalidade;
  • Ergonomia.

Design na elaboração de ambientes

Envolve todo o processo de planejamento e execução necessário para se criar ambientes produtivos, visualmente agradáveis, espaçosos e seguros, sejam eles:

  • Casas;
  • Escritórios;
  • Consultórios;
  • Ambientes de trabalho;
  • Espaços públicos;
  • Entre outros.

Além disso, o design também trabalha o layout de áreas menores e mais específicas como vitrines de estabelecimentos comerciais, feiras e eventos e pontos de vendas.

Design em atividades operacionais

Quando se trata das atividades operacionais de uma empresa, o design pode otimizar:

  • A organização da equipe de produção;
  • Toda a infraestrutura;
  • Os meios de comunicação entre departamentos;
  • Os meios de comunicação entre a empresa e seus consumidores (mídias sociais, blog, site, e-commerce etc.).

Design na comunicação da empresa com o público

Está associado ao desenvolvimento de:

  • Logotipos;
  • Embalagens de produtos;
  • Desenvolvimento de peças visuais de campanhas publicitárias;
  • Slogans;
  • E-mails marketing;
  • Diagramação de e-books.

Além de tudo isso, ele está presente nos mais avançados conceitos da identidade visual de uma empresa.

Você acredita que o design de um negócio tem poder para mudar a realidade de uma pequena empresa? Compartilhe sua opinião conosco deixando um comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como o design muda a realidade das pequenas empresas

Deixe um comentário