Como MEI deve emitir Nota Fiscal Eletrônica

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Brasil tem muitos trabalhadores informais e a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, veio como um incentivo para casos onde o empreendedor ganha menos do que R$ 60 mil ao ano, não faz parte de nenhuma outra sociedade e possui até um funcionário que receba salário mínimo ou piso da categoria. Apesar de muitos benefícios, a criação do MEI (Microempreendedor Individual) trouxe também alguns deveres, como a emissão de notas fiscais. Continue lendo nosso post e entenda melhor.

O que é MEI e quais as vantagens?

Basicamente, o Microempreendedor Individual (MEI) é uma pessoa que trabalha por conta própria (autônomo), mas faz isso de forma legalizada e emite nota fiscal*. Esta é uma opção bastante interessante para pequenos empresários, pois significa menos burocracia e tratamento tributário diferenciado em relação a empresas de maior porte. Dentre as principais vantagens de optar por este tipo de registro, podemos citar:

  • Custo baixo para registro da empresa, que passará a ter um CNPJ.
  • Carga tributária reduzida e menos burocracia.
  • Não exige escrituração contábil fiscal, portanto dispensa a necessidade de um Contador. Ainda assim, o MEI deve guardar notas de compra de mercadorias, documentos do empregado contratado e as notas fiscais que emitir.
  • Direito à benefícios da Previdência Social para o empresário, como aposentadoria por idade e auxílio maternidade, por exemplo.
  • É possível comprovar renda no caso de o empreendedor querer, por exemplo, alugar um imóvel ou fazer um empréstimo bancário.

Apesar de todos os benefícios, microempreendedores individuais precisam tomar alguns cuidados e ficar atentos à deveres como a emissão de nota.

Como funciona a emissão de notas para MEI?

como mei deve emitir nota fiscalAntes de continuarmos, vale deixar dois pontos bem claros:

1. O Microempreendedor Individual não precisa emitir notas quando fizer vendas para pessoas físicas. Ou seja, uma pessoa enquadrada nessa categoria que possua um pequeno comércio de roupas ou alimentos, por exemplo, está livre dessa exigência. Isso porque a alíquota do imposto é fixa, independente do faturamento, desde que fique dentro do limite anual.

2. Quem vende diretamente para outra empresa (pessoa jurídica) precisa emitir notas a cada negócio fechado, a não ser que a empresa cliente emita uma nota fiscal de entrada de produtos. Vale destacar que existem alguns casos e estados, como RJ e MS, que não permitem que microempreendedores individuais emitam nota fiscal.

como mei deve emitir nota fiscal

Tipos de Nota Fiscal Eletrônica

Existem várias maneiras de se emitir uma nota fiscal, dependendo da conveniência do microempreendedor e das opções oferecidas pelo governo de cada Estado. No entanto, graças à tecnologia, opções como a Nota Fiscal Avulsa e a Nota Fiscal de Venda a Consumidor ganharam versões digitais que facilitam a vida dos MEIs e ainda garantem uma boa redução de custos. Dentre os principais tipos de nota fiscal eletrônica podemos citar:

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica: apesar de gratuita, funciona basicamente como a nota fiscal avulsa e exige que o MEI faça uma solicitação à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) – o que pode ser feito gratuitamente pela internet dependendo do Estado. Porém, alguns estados brasileiros não possuem este tipo de nota.
  • Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e): utilizada para venda de produtos, vem para substituir o cupom fiscal e já é obrigatória em alguns estados brasileiros. Não exige papel especial ou compra de equipamento, somente a liberação da SEFAZ e um emissor online.
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): apesar de ser obrigado a isso, o MEI pode emitir notas fiscais eletrônicas. Neste caso, deverá cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI.

Como e por que optar pela Nota Fiscal Eletrônica?

como mei deve emitir nota fiscalO microempreendedor individual que optar pelo sistema eletrônico e quiser ferramentas mais eficientes para administrar suas notas, encontra no mercado diversas opções desenvolvidas especialmente para esse fim. A Sage, por exemplo, conta com duas opções para emissão de notas: um online e um desktop. Ambos oferecem backup de notas emitidas e permitem que as mesmas sejam enviadas aos clientes por e-mail, com muito mais agilidade.

A emissão eletrônica de notas fiscais ainda traz outras vantagens para os MEIs, como redução de custos com impressão e facilidade para arquivar tudo que já foi emitido, por exemplo. Há também maior controle fiscal, segurança ao armazenar os documentos e menor impacto ambiental.

E então, pensando em formalizar o seu negócio? Agora você já sabe como MEI deve emitir nota fiscal eletrônica e como é fácil fazer isso. Deixe sua opinião e compartilhe suas experiências nos comentários do nosso post!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

165 comentários em “Como MEI deve emitir Nota Fiscal Eletrônica

  1. Preencher uma NF Avulsa do MEI direto no site do Sefaz RS é bem demorado para digitar tudo que é pedido, pode levar meia hora, nas primeiras vezes levei mais que meia hora, para preencher em 10 minutos a pessoa tem que ser muito rápida. Eu gostaria de saber se o sistema de vocês emite NF Avulsa do Sefaz RS e quanto tempo que leva pra emitir uma o sistema.

    1. Oi Valnir! Sabemos bem que emitir notas com os emissores da SEFAZ costuma ser um processo demorado. Nós fizemos o teste por aqui e com o Sage One, por exemplo, esse trabalho demora 10x menos se você já tiver a sua conta configurada. No entanto, nossos sistemas emitem apenas NF-e, NFS-e e NFC-e.

      1. Olá agradeço sua sinceridade na resposta pena que não tive essas informações antes da compra, agora entendo por que adquirir o produto e não consigo utiliza-lo, pelo visto cair na conversa do vendedor.

        1. Olá Antônio. Você comprou um de nossos softwares e ele não atendeu às suas expectativas? Caso necessite, pode solicitar o cancelamento do contrato.

          1. Sage, gostaria então de saber como cancelar, pois fiz e com 1 mês solicitei o cancelamento e disseram não ser possivel

      2. GOSTARIA DE SABER SE DE FATO COMO MENCIONADO NA MATÉRIA SE MATO GROSSO DO SUL O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL MEI NÃO PRECISA EMITIR NFE PARA EMPRESA? COMO QUE EU CONSIGO SABER DESTA LEGALIDADE DOCUMENTADA PARA QUE TENHA UM RESPALDO SOBRE A LEI.

        1. Oi, Marcelo! De acordo com as nossas fontes, MEI no estado do Mato Grosso do Sul não é obrigado a emitir notas fiscais eletrônicas. Sugerimos que procure a SEFAZ ou o seu Contador para confirmar a informação.

  2. A NFe para ser emitida necessita de inscrição estadual, como o MEI pode emitir se é isento da inscrição . No cadastramento não é solicitado? Ele reconhece o MEI?

    1. O MEI, como qualquer outra empresa, só isento de Inscrição Estadual, nos casos da empresa for exclusivamente prestação de serviço, caso for comércio todos tem Inscrição Estadual Sim.

    2. Olá Helenita! Em alguns estados, o MEI não pode emitir NF-e justamente por não ter uma inscrição estadual. Vale verificar a legislação vigente no seu estado.

  3. Quando o cliente entra na loja exigindo nota fiscal o que fazer? Dizemos que como MEI estamos dispensados disso, mas há alguns poucos clientes que não aceitam e ameaçam denunciar. Procede uma denúncia desse tipo?

    1. Oi Rafael! Depende… na legislação federal existe a previsão dos casos de dispensa da nota fiscal para o MEI e também dos casos em que poderá ser exigida a nota fiscal para o MEI. O ideal é que você consulte a legislação do seu Estado e, se houver a dispensa para a sua empresa, a denúncia não procede.

    1. Olá Lucio. A NFe também se aplica à prestação de serviços. Aqui na minha cidade os prestadores de serviços conseguem emitir a NFe pelo sistema online da prefeitura, basta comparecer até lá para realizar um cadastro. Espero que tenha ajudado. Att Bruna Caroline (Vilhena/RO)

    1. Olá Tayshiro! É possível, sim. Se quiser maiores detalhes, por favor, entre em contato através de (41) 3906-4940 e nossa equipe poderá tirar suas dúvidas. 😉

    1. Depende.
      Se for uma Mei que de saidas de produtos (venda), mercadorias (revenda) para emitir NFe deve buscar autorização no Estado (Sefaz) que só libera mediante Certificação Digital, logo, é pré-requisito.
      Se for uma Mei que apenas preste serviços para emitir NFe deve buscar autorização na Prefeitura (PM) que só exige o cadastramento de uma senha lá.

  4. Olá!!!
    Minha empresa é um MEI. Vendi uma mercadoria para o exterior, mesmo o mei sendo isento de emitir NF para Pessoa fisica, gostaria de emitir NF para enviar mercadoria, visto que, o valor da mercadoria é alto e gostaria de fazer seguro da mesma. O sistema de vcs emite essa NF???

    1. O Mei não é isento de emitir NF, ele é desobrigado, sendo assim, não está impedido de emitir NF mesmo que seja para pessoa física, logo, quanto ao sistema, pode ser o seu mesmo, desde que você tenha a autorização da Sefaz para emitir tais NFs.

  5. Se seus Clientes são pessoas físicas não é obrigada a “usar” NFe.
    Mas se desejar “fazer” (emitir) NFs, procure sua Prefeitura e de entrada do requerimento pedindo autorização para emissão.

    1. Olá Fabio! No geral pode sim, mas a legislação muda de acordo com cada estado brasileiro e, por isso, recomendamos que você pesquise como funciona na sua cidade.

  6. Olá Su! Neste caso, a legislação não obriga a emissão de NFe (somente para venda à PJ). De qualquer forma, vale consultar o que está vigente no seu Estado.

  7. olá sou mei e presto serviços de manutenção em condominios e edifíçios na baixada santista sp sou obrigado a emitir nota fiscal pois quando faço algum serviço apenas faço no computador um recibo com o valor do serviço e ponho o cnpj e assino.

    1. Oi Eduardo! No Estado de SP, MEI não está obrigado a utilizar NF-e se prestar serviços para pessoas físicas – somente se você atende outras empresas (Pessoa Jurídica). No entanto, você pode optar pela utilização de NFS-e se quiser e precisa de uma autorização da Prefeitura / SEFAZ.

      1. Olá. Possuo uma empresa de prestação de serviços. Se um cliente PJ pedir a nota, é obrigatório a emissão de NF-e? Ou existe outra opção para o caso?

  8. Boa noite! Sou Micro empreendedor (MEI) e vendo ferramentas pela internet. Emito Nota Fiscal de Venda a Consumidor Online (NFVC-Online) da Secretaria da Fazenda de SP. Tem uma empresa que quer que eu emita a Nota fiscal modelo 55. Que tipo de nota é essa? Sou obrigado a emitir esse tipo de nota?

  9. SOU MEI AQUI NO RIO DE JANEIRO,PRA EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA QUAL É O PROCEDIMENTO,SENDO MEI. PRA ESSA NOTA TENHO QUE TER INSCRIÇÃO ESTADUAL?
    RESUMINDO,POSSO EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA?

    1. Oi Luiz! No Estado do Rio, MEI não é obrigado a emitir Nota Carioca ou NFS-e. Sugerimos que entre em contato com a SEFAZ para maiores informações caso opte por emitir algum tipo de NFe.

  10. Olá,
    tenho uma pequena confecção pelo mei e vendo minha mercadoria através de representantes. Eles estão me pedindo nota fiscal de transporte para o caso de serem parados pela fiscalização. Que tipo de nota é essa (cfop)? Preciso de certificado digital para emitir?

    1. Olá Mila! O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) identifica a natureza de circulação da mercadoria ou da prestação de serviço de transportes. O ideal é que você consulte a legislação do seu Estado para saber quais as exigências neste sentido. O Certificado Digital é obrigatório para emissão de notas eletrônicas na grande maioria dos casos, mas também recomendamos que contate a SEFAZ para maiores informações.

  11. Boa tarde.Preciso de uma orientação por gentileza,sou socia de uma loja que esta inscrita pelo Simples Nacional,mas não faturamos mais 60 mil por ano.Gostaria de muda para MEI,problema é que emito NFs de peças e serviços para outro estado (PR),porém são notas de peças de garantia.Sera que posso realizar essa mudança?

    Agradeço

  12. Amigo Boa Tarde , Tenho Inscrição no Mei, Sou de São Paulo, Ramo de Transporte, meu Cliente é Pessoa juridica, Exige CTE, Conhecimento de Transporte, Comprei UM Certificado A1, Instalei o Emissor da Fazenda mas Logo no Primeiro passo o Emissor Exige Inscrição Estadual, No Site do Sefaz Meu CNPJ não Encontra Nada, o que devo Fazer Qual a Solução ? preciso solicitar o desenquadramento para ME, para ter Inscrição Estadual ?

    1. Oi Rafael! Em alguns casos, MEI pode apenas emitir nota fiscal avulsa, que é um modelo um pouco diferente da NF-e. Sugerimos que consulte a SEFAZ do seu estado para maiores orientações. Obrigada!

  13. Boa tarde.

    Sou MEI e agora preciso emitir NFe pq vendo para empresas, para outros estados e porque as transportadoras exigem. Quando se diz que ao optar pela emissão da NFe, o MEI deve cumprir os mesmos requisitos que uma empresa de regime superior ao MEI, isto se refere a que por exemplo? Envolve mais custos além do pagamento mensal do carnê?

    Grato.

    1. Olá Rodrigo! A legislação de emissão de NFe para MEI varia de estado para estado. Sugerimos que procure seu contador ou a SEFAZ para ter certeza de como funciona.

  14. Olá, preciso emitir notas fiscais de venda para empresa, porem não sei como fazer pois sou do RJ e não tenho inscrição Estadual. Alguém tem alguma dica?

    1. Oi Renata! Você é MEI? Se sim, não é permitido que você emita notas fiscais no Estado do Rio. Sugerimos que procure a SEFAZ para maiores detalhes.

  15. Li o artigo acima, e gostaria que confirmassem se estou certo. MEI não possui inscrição estadual, pois é isento, portanto só pode emitir nota fiscal eletrônica avulsa (NFae), dependendo do estado, se o MEI quiser emitir nota fiscal eletrônica (NFe), precisará de um certificado (A1 ou A3), e terá que pedir um inscrição estadual para o seu estado, isso se esse estado o fizer, pois pelo que li nem todos oferecem, ao fazer isso passará a recolher imposto, sobre o seu faturamento, seja ele R$50.000 anual, R$60.000 anual, ou mais, o imposto deverá ser recolhido até se o seu faturamento for de R$5.000 anual, e com isso não precisará recolher o DAS (carne), ou seja, passará a ter obrigações de uma ME, estou correto, me corrijam se estiver errado?

    1. Olá Ilson! Se sua empresa atingir um faturamento superior a R$ 60.000, você estará enquadrado no regime de Microempresa e precisará pagar os seus impostos de acordo com um percentual que pode variar de 4% a 17,42% (dependendo do tipo de negócio e do faturamento mensal). Caso contrário, você continua cumprindo as obrigações como MEI, tendo que fazer o pagamento mensal das obrigações tributárias através do carnê MEI-DAS.

  16. Bom dia, sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas para MEI. Sei que o MEI não é obrigado, mas pode. Segundo o texto aqui: “apesar de ser obrigado a isso, o MEI pode emitir notas fiscais eletrônicas. Neste caso, deverá cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI”, eu fiquei como uma dúvida. O que exatamente quer dizer “deverá cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI”? O que muda de verdade (legislação, tributação, etc.)?

    Obrigado,

    1. Oi Marcelo! Basicamente, o MEI optante por emitir notas fiscais vai precisar de Certificado Digital e de Inscrição Estadual. Recomendamos que você entre em contato com a SEFAZ do seu estado para verificar quais são as exigências.

  17. Boa tarde.
    Sou sócio de uma empresa familiar de SP que vende peças e emite NFe. (estadual) normalmente.
    Quero saber se posso alterar e incluir no contrato da empresa a categoria de prestação de serviços e emitir NFSe pela prefeitura usando o mesmo CNPJ?
    Obrigado.

    1. Olá, Valmir. Com a alteração do contrato, até onde sabemos, nada impede que você emita os dois tipos de nota (produto e serviço) com o mesmo CNPJ. Ainda assim, recomendamos que você consulte seu contador, pois a legislação pode mudar de acordo com o tipo de empresa e Estado.

  18. Sou MEI e estou iniciando a venda de produtos pela Internet. Ocorre que entrou em vigor em 2016 novas normas de ICMS, onde ocorre uma divisão deste tributo entre os estados de origem e destino. Pergunto: Estas mudanças afetam o MEI? É preciso recolher ICMS para o estado de destino ?

    1. Oi Daniel! Em se tratando de contribuinte, existe a previsão de aplicação em relação ao imposto devido à unidade federada de destino, aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional. Porém, este recolhimento está suspenso pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 5.464.

  19. Bom dia!
    Sou de Santa Maria / RS.
    Quero abrir uma empresa MEI de prestação de serviço.
    Já li bastante material na internet, sobre o DAS que é o pagamento mensal, a declaração anual, …. mas tenho dúvida em relação a emissão de nota fiscal.
    Sei que é obrigatória apenas para serviço prestado para empresa jurídica. Mas sobre o campo % de aliquota. Como fica o preenchimento? Deve ser informado? Se sim, esse valor apenas é informativo na nota ou deve ser repassado?
    Pergunto isso, pois no site do MEI está escrito… “pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 45,00 (comércio ou indústria), R$ 49,00 (prestação de serviços) ou R$ 50,00 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.”
    Como não entendo muito da parte contábil fico um pouco perdido.
    Aguardo ajuda. Obrigado! Att,

    1. Olá Fabrício! O inciso XV do artigo 44 do Livro II do RICMS/RS dispensa a emissão de documentos fiscais pelos contribuintes optantes pelo SIMEI, quando a operação destinar-se a contribuinte, desde que esse emita nota fiscal de entrada, e nas operações ou prestações destinadas a consumidor final pessoa física. Nas demais operações realizadas pelos contribuintes optantes pelo SIMEI, deverá ser emitido o documento fiscal. Se quiser, podemos enviar mais informações no seu e-mail, mas a SEFAZ ou o seu Contador podem te orientar melhor.

  20. Bom dia;

    Preciso tirar uma nota fiscal para um Cliente do MEI, mas estou com duvidas. somos uma empresa do Simples nacional, e o produto vendido é destacado ST Para o Estado do PR, por ele ser um Cliente Individual também devo destacar a st na Nota fiscal para eles, esse cliente tem IE.

    1. Oi Sheila, tudo bem? Desculpe a demora em responder.
      Basicamente, o Simples Nacional implica no recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, entre outros impostos e contribuições, do ICMS. Se quiser podemos enviar mais detalhes para o seu e-mail.

  21. Sou funcionária de uma empresa e gostaria de saber se posso emitir Nf para esta empresa mensalmente? Para o fisco isto é problema?
    A empresa poderia ser MEI?

    1. Olá, Patricia. Se você tiver acesso ao emissor da empresa, não há problema em emitir as notas. O cadastro, no entanto, precisa estar no nome e CNJP da mesma. Sugerimos que você fale com um contador para esclarecer melhor as suas dúvidas.

  22. Bom dia. Recentemente abri uma MEI e até agora não emiti nenhuma NF. Agora que realizei o primeiro trabalho (prestação de serviços) pretendo emitir uma nota avulsa pelo SEFAZ. Minha pergunta é: Eu como MEI de prestação de serviços, preciso ter Inscrição Municipal?
    Obrigado

  23. Bom dia. Sou MEI ha pouco tempo e presto serviços para um cliente pessoa fisica que para me pagar exige a nota fiscal, no caso a nota fiscal de serviços. Ainda estou juntando os documentos para obter o cadastro no sistema de emissao das NFSe da Prefeitura de Cuiaba, cidade onde moro e trabalho. No enquanto estou indo na Prefeitura para emitir as NFSe relativas aos serviços que ja fiz e eles cobram quase 20 reais pelo serviço de preenchimento e emissao e…. o 5% do valor da nota como ISS. Funciona que eles imprimem o boleto do ISS relativo a nota, eu vou no banco, pago esse boleto, volto para a Prefeitura e so com o recibo de pagamento do ISS eles liberam no sistema a minha NFSe e me entregam a copia imprimida da nota. As minhas perguntas sao :
    1 – Isso e´ legal?
    2 – O MEI que emite nota fiscal eltronica deve pagar ISS apesar de ser, em tese, isento?

    1. Olá, Carlo! Até onde sabemos, é necessário se cadastrar no portal da Nota Cuiabana e, depois, liberar o uso de um sistema emissor de notas que te atenda. Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre esta cobrança, sugerimos que você procure a SEFAZ do seu Estado ou um escritório contábil.

  24. Outra Pergunta, o MEI é ou não é isento de Inscrição estadual em SP? Alguns cadastros de sites/serviços para PJ possuem o campo IE e uma caixa ao lado para marcarmos se somos Isentos.
    Devemos marcar como Isentos?

    1. Oi Fillipe,
      A IOB pode responder melhor às perguntas.
      Você pode entrar em contato por telefone:
      São Paulo: (11) 2188-7777
      Outras localidades: 0800-724-7777

  25. Olá sou mei onde presto serviços manutenção e vendas e vendi um pc para uma empresa e a mesma precisa da nota fiscal eletrônica, e agora não sei como fazer isso, já possuo o certificado digital, mas não consigo usar o emissor de nota fiscal, Gostaria de saber se tem como eu emitir algum outro tipo de nota? Sou do interior de SP as notas que emiti até hoje são apenas de serviço e emito pelo site da prefeitura, mas de venda não pode ser emitida por lá, e não sei como faço, gostaria de uma orientação.

  26. bom dia! meu nome é fernando e ja fazem uns 2 anos que me formei um MEI no setor de tapeçaria e moveleiro, a questão é a seguinte: sou fabricante de peças de móveis planejados, e tenho alguns anuncios no mercadolivre, faço vendas principalmente para pessoas fisicas de diversas cidades do estado de são paulo, e até agora não tinha encontrado nenhum tipo de problema em relação ao envio dos meus produtos de venda, mas a minha empresa está crescendo e estou vendendo para outros estados do brasil agora, vendi uma mesa para uma cidade da bahia, e não estou conseguindo enviar a mesa para o destinatário pessoa física, porque as transportadoras estão me pedindo a nota DANFE se não for essa não enviam, como sou um MEI, portanto, sou obrigado a emitir essa DANFE para eu conseguir enviar essa mesa para essa pessoa física nessa cidade da bahia? as transportadoras são obrigadas a me pedir essa nota DANFE? estou com o mesmo problema com duas mesas que tenho que enviar para o estado do mato grosso quando eu terminar de fabricá-las, outra transportadora ja me falou que vou precisar de nota para conseguir enviar mesmo sendo para cliente pessoa física. resumindo: sou obrigado a emitir NFe e DANFE para meus clientes pessoas físicas, mesmo levando em consideração que esses mesmos clientes não fazem questão de nota nenhuma? e em relação as transportadoras? elas tem o direito e\ou o dever de solicitar NFe e DANFE para um MEI poder entregar o seu produto? se puderem me ajudar nessas questões eu agradeço. obrigado att. fernando

    1. Oi Fernando,
      Sua dúvida pode ser respondida pela Equipe IOB. Entre em contato por telefone:
      São Paulo: (11) 2188-7777
      Outras localidades: 0800-724-7777

  27. Boa Tarde, Realizei a inscrição no MEI e a Prefeitura não libera nota fiscal avulsa, apenas após a liberação da inscrição municipal, isso está correto?

  28. olá, sou MEI e a pouco tempo fiz meu certificado digital, mas não consigo emitir nota por constar a falta da IM, como meu ramo de atividade é internet eu não tenho IM, como posso fazer? sou de Peruibe – SP,

  29. Sou MEI daqui do estado do RJ e Preciso emitir uma nota fiscal eletrônica, mas vou precisar também do DANFE. Tenho urgência nisso eu por acaso consigo emitir pelo menos a Nota eletrônica Avulsa e é preciso da inscrição estadual pra isso e como proceder com o DANFE? Oi que fazer.

  30. Boa tarde. Pretendo contratar um autônomo para prestar serviços como MEI de acompanhante de idosos. Necessito que ele emita a nota fiscal de serviços e o recibo. Pergunto: sou pessoa física, o prestador de serviço é obrigado a emitir a nota fiscal eletrônica? Em que momento ele deverá emitir esta nota? O prestador de serviço e obrigado a declarar sua receita no IRPJ? Ele terá que ter CNPJ? Obrigada!

  31. Tenho um sistema que exporta os dados no formato dos layouts do programa do SEFAZ, assim nao tenho que digitar nada. Com o fim do programa gratuito do SEFAZ, voces saberiam me informar se o SAGEONE tambem tem esta funcao (de importar pelo mesmo layout do SEFAZ) ou tem algum layout proprio?

  32. Boa tarde!
    Sou MEI no Rio de Janeiro e a empresa é de serviço, dando treinamentos para PF e PJ.
    Não consegui me cadastrar no site do Nota Carioca para emissão de NFSe avulsa, pois exige certificado digital para MEI de serviços. Além disso, na hora de comprar um certificado digital, é exigida a inscrição municipal. Como proceder para conseguir a inscrição? Sou obrigada mesmo a ter um certificado digital?

    Obrigada!

  33. BOM DIA, EXISTE UM PRAZO PARA INICIO DAS EMISSOES DE NOTA FISCAL?

    ABRINDO O MEI HOJE, CONSIGO EMITIR NOTA FISCAL ELETRONICA ESSA SEMANA AINDA?

  34. Boa noite. Preciso emitir uma nota fiscal de serviços prestados no valor de R$ 600,00. Sou optante pelo MEI. Quais impostos deverei pagar além do que já é pago todo mês?

  35. Olá, moro em SP-SP e tenho uma empresa MEI onde atuava como fotografo. Vou abrir uma lanchonete de pequeno porte sem funcionarios. Sou obrigado a emitir NF na lanchonete? Mudei minha atividade principal do MEI para proprietario de lanchonete, mas quando entro no site da prefeitura para tentar emitir NFe, ele so deixa eu emitir como fotógrafo. Tenho q fazer alguma coisa pra mudar isso? Obrigado!

    1. Oi João,
      Você pode entrar em contato com a IOB, eles saberão te orientar.
      Os telefones são:
      São Paulo: (11) 2188-7777
      Outras localidades: 0800-724-7777

    1. Oi João,
      Você pode entrar em contato com o suporte para ter essa orientação, pois pode ser diferente para cada caso.
      Telefone: (DDD local) 3004-3303.

  36. Bom dia. Um dos critérios para enquadramento MEI é faturamento até R$ 60.000,00 ao ano, então posso ter faturamento maior que R$ 5.000,00/mês algumas vezes, portanto que o total de janeiro a dezembro não ultrapasse os R$ 60 mil, certo?

    1. Oi Edison,
      Você pode entrar em contato com a IOB, eles saberão te orientar.
      Os telefones são:
      São Paulo: (11) 2188-7777
      Outras localidades: 0800-724-7777

  37. Olá
    Tenho uma loja virtual de roupas quero
    Quero abrir cnpj pelo mei
    se eu vender por exemplo um vestido e mandar pelos correio
    Preciso emitir nota fiscal?

  38. Boa Noite !!! Acabei de contratar a Sage one . Hoje fui emitir a primeira nota fiscal, para pessoa fisica.
    A nota no protocolo de Autorizaçaõ de Uso exibe a mensagem NF e Sem autorização de uso.
    Meu caso e de revenda de produtos de terceiros.
    Fiz consulta no Sebrae e me informaram que devo solicitar autorização no SEFAZ. Isto procede???

    1. Oi Heitor,
      Procede. Quando a nota é transmitida para a Secretária do Estado (Sefaz) é validado pelo CNPJ e Inscrição Estadual se o emitente já está homologado e se possui autorização para emitir ou para utilizar o emissor.
      Verifique se o processo de credenciamento já foi feito e, se ainda não foi, veja nesse link como fazer o credenciamento do seu estado: http://info.sageone.com.br/credenciamento-nfe

  39. Boa tarde ! Sou Fabiane (Microempreendedora Individual) do estado de MG e recentemente vou prestar um serviço para uma empresa e tenho que emitir uma nota fiscal. Gostaria de saber quais os procedimentos a seguir. Obrigado

    1. Oi Angela,
      A emissão da NFS-e será facultativa para o Microempreendedor Individual (MEI) de que trata o art. 18-A da Lei Complementar Federal nº 123/2006, quando prestadores de serviços.

  40. Prezados , tenho que pagar algum tributo para a prefeitura de sp quando emitir NFe de serviços prestados
    ou estaria esse tributo caso fora cobrado dentro da mensalidade que pago mensalmente atraves do Simples Nacional obrigado !

  41. Boa Tarde, sou MEI e quero tirar NF-e para os meus clientes, sou de Palmas no Tocantins gostaria de saber se legislação permite que eu possa tirar esse tipo de nota em meu estado? gostei do sistema de vcs é muito interessante já vem com certificado digital, backup das notas podendo controlar bem o departamento fiscal da empresa ficaria pratico para mim.

  42. Boa tarde.
    Sou de Novo Horizonte S.P.
    Sou pedreiro, e quero informação como dar nota fiscal de serviços prestado ao meu cliente.
    Ex: construindo uma casa de R$ 32.000, 00,o valor da mão de obra, dividido e 8 pagamentos,
    sendo 8 NF de R$ 4.000,00
    no período de quatro meses.
    Qual o custo? se eu me cadastrar no MEI.

  43. Olá! Acabei de fazer um MEI (prestação de Serviços) e gostaria de saber como emitir nota fiscal pra minha situação: meu “endereço” é Pelotas/RS mas prestarei serviços em vários estados e municípios do Brasil… acabei de ser “contratado” para realizar um projeto itinerante onde deverei emitir notas referentes a serviços prestados em vários municípios/cidades… como proceder? devo emitir nota fiscal pela prefeitura de pelotas? pela Sefaz/RS? existe um outro orgão de nível nacional para isso?

  44. Oi, eu sou MEI, tenho certificado digital, e preciso emitir nota fiscal de venda de produto. Só que não consigo nem pelo da sefaz nem por um sistema que tente. A resposta é sempre a de que a minha IE não está cadastrada. O que acontece é que em todo canto diz que eu posso emitir isso, como vocês falam também na matéria, liguei pra SEFAZ e me disseram que eu não posso emitir. Sou de Belo Horizonte, daí fica a dúvida, eu posso mesmo emitir nfe sem ser avulsa?

  45. ola sou de campo grande MS e queria saber se com o MEI eu consigo comprar mercadoria de outros estados e vender para MS e outros estados também? com essas vendas devo gerar nota fiscal para outros estados?
    atenciosa-mete

  46. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): apesar de ser obrigado a isso, o MEI pode emitir notas fiscais eletrônicas. Neste caso, deverá cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI.

    possuo MEI e IE.
    e emito (NFVC-Online), atraves do site da secretaria da fazenda, mas é uma nota fiscal muito simplista, e como preciso utilizar o serviço de transportadoras, nenhuma delas aceita essa nota, pois diferente da NF-e não tem a opção de cadastrar as transportadoras e colocar no corpo da Nota Fiscal. No texto informado acima, vocês dizem que os MEI ao utilizarem a NF-e devem cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI, esses requisitos é na questão tributária ou somente obter o certificado digital?
    Obrigado

  47. Sou MEI no Estado do RJ. Tenho uma franquia de sapatos e não preciso emitir nota. Mas surgiu oportunidade de agregar mais um serviço, que precisaria de emissão de nota fiscal. Como devo ver isso? Aqui no Rio posso emitir nota em talão fiscal? ou só NF eletrônica? Estou muito perdida.

  48. Fiz meu cadastro no site com a opção do certificado digital incluso, meu pagamento ja foi confirmado, como que eu faço agora pra conseguir esse certificado digital ?

  49. Bom dia!!!

    Se eu estiver inadimplente consigo emitir no fiscal? por que nao estou conseguindo esta dando a mensagem de irregularidade fiscal uso denegado. Sou do Rio e preciso da nota por ser para a Marinha do Brasil.

  50. ola boa tarde sou MEI e tenho um cliente que é pessoa jurídica e ele esta exigindo a note fiscal eletrônica pois é uma escola.. ja tentei de tudo pra emitir essa nota e ñ consegui… como vcs me orientam fazer…
    sou da Bahia.
    Alessandro grato.

  51. Boa tarde!
    Presto serviço lavando carros, tenho que procurar minha prefeitura para saber qual tipo de nota devo emitir ou continuo com o bloco antigo já cadastrado na prefeitura?

  52. Boa tarde, sou representante comercial de embalagens e a empresa que represento esta me solicitando nota de serviço para pagar minha comissão eu enquadro no MEI .

  53. Olá.. abri minha empresa MEI, porém estou com uma dúvida antes de adquirir o software… o CNPJ e senha web já estão ativas, preciso fazer mais algum procedimento junto a algum órgão?

  54. Olá.
    Sou MEI no estado do RS.
    Presto apenas serviços digitais e preciso tirar nota para um cliente pessoa jurídica.
    A NFe avulsa do Sefaz é válida? Ou eu sou obrigado a tirar nota pelo meu município?
    Obrigado

  55. Sou MEI de SP, tenho CNPJ+Insc. Estadual e estou usando o sage one para emitir as nf-e.Trab com comércio eletrônico, vendo somente para consumidor final(CPF) e nas configurações do emissor, deixei tudo no automatico.Percebi que não sai aliquota de icms, nem ipi, e demais tributos.Procede isso?Devo usar nf de venda de Produto ou nfC-e?

    1. Olá, Tudo bem? Nossos textos são de caráter informativo. Como as leis e legislações possuem exceções e cada caso precisa ser analisado com atenção, sempre recomendamos consultar um contador especializado para esclarecer eventuais dúvidas. =)

  56. Boa noite. Tenho uma empresa MEI e emito nota fiscal de serviço. Qual a classificação quanto a Exigibilidade do ISS: Exigível, não incidência, Isento, Imunidade?

    1. Olá, tudo bem? Como as leis e legislações possuem exceções e cada caso precisa ser analisado com atenção, sempre recomendamos consultar um contador especializado para esclarecer eventuais dúvidas. =)

  57. boa tarde . sou do rio de janeiro , abrir uma empresa mei e nao to conseguindo o incricao estadual ?? e pra min entrar em contato com a empresa ele pedi isso como posso fazer ??

  58. nao consigo lancar a nota fiscal avulsa eletronica, quando chegar na parte que tenho que colocar produto sujeito a pauta fiscal coloco o produto ele nao libera so se eu colocar outro produto o que devo fazer?

  59. meus clientes sao todos fisicos, eu sou mei autonomo, quero saber se é obrigatorio fazer o cadastro e emitir notas fiscais de serviço eletronica pelo sistema da prefeitura?

  60. ola vendo casta de alimentos de porta em porta gostaria de saber qual documento eu preciso para pode transporta em rodovias do mesmo estado e se tenho que emitir nota fiscal.

  61. boa tarde formalizei o mei e agora iria precisar de uma nota fiscal no valor muito alto, nao sei se posso tirar essa nota mais tambem não gostaria de perder o nogicio. att Lucineia

  62. Olá! Tenho um e-commerce que é MEI, sou obrigada a emitir NFe para meus clientes de outros estados? Se sim, o que eu preciso fazer? Não tenho certificado digital e acabei de abrir a MEI, mas estou perdidinha!

Deixe um comentário