Como otimizar o seu tempo na internet

O uso constante da internet apresenta vantagens e desvantagens — para muitas pessoas a internet é uma fonte infinita de perda de tempo, cultura inútil e procrastinação. Mas é possível dar outro destino ao acesso à internet. O uso correto pode ajudar a ganhar produtividade e otimizar o tempo. Existem várias ferramentas e aplicativos que podem ser usados ao seu favor para isso. Gerar benefícios ou não só depende do usuário.

Se você não consegue mais se controlar, por saber que pode se comunicar com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo através de um simples clique, ou se sente perdido por ainda não saber o que as pessoas estão postando no Facebook, está na hora de rever os seus conceitos. Separamos a seguir algumas sugestões de como você pode utilizar a internet a seu favor. Aproveite!

Você utiliza a internet ao seu favor?

Hoje em dia é praticamente impossível ver uma pessoa que não está conectada no mundo virtual. Os encontros presenciais estão cada vez menos frequentes, sendo que as pessoas utilizam a desculpa da falta de tempo para que eles não ocorram. Mas essa ação é de fato saudável? Você consegue calcular quanto tempo do seu dia passa acessando as redes sociais? Já conseguiu detectar se essa ação é apenas esporádica?

Além disso, você deve levar em conta que a internet possibilita o acesso rápido e fácil a qualquer informação, mas não pode se esquecer de checar este conteúdo, pois nem tudo o que é lançado na internet é de fato verdadeiro. Use a internet com um espírito crítico.

Agora vamos às dicas de uso:

Use ferramentas de organização

O Google Calendar é um serviço de agenda, um calendário online oferecido gratuitamente aos seus usuários pelo Google. Dessa forma é possível que você controle os seus compromissos, agendando-os previamente. O Google te envia avisos sobre os seus compromissos, por isso é uma excelente ferramenta para te ajudar a manter o foco e controlar suas tarefas.

Já o Asana te mostra todas as tarefas que foram executadas, as que estão sendo feitas e as que estão por vir. Você pode gerenciar o seu projeto, através de um aparelho IOS ou Android, compartilhando as informações entre os seus membros. Dessa forma, você pode ter uma visão geral do que precisa fazer no dia e de quais são as prioridades, podendo, assim, organizar seu tempo e otimizar sua produtividade.

Bloqueie as redes sociais

Desligue as redes sociais quando estiver trabalhando ou realizando uma tarefa importante. Quer você queria ou não, vai chegar em um certo ponto onde a sua curiosidade para saber o que está acontecendo será maior do que a realização de suas obrigações.

Músicas e jogos

Músicas e jogos servem para momentos de lazer. Esse tipo de atividade não são produtivas e podem ainda ser prejudiciais para a sua imagem profissional.

A música também é outro atrativo que empolga os internautas. Quem não se distrai ao ver o novo clip do seu artista predileto? Porém, lembre-se sempre de voltar ao trabalho depois dessa pausa tão divertida.

E então, depois de ler nosso post você já conseguiu descobrir se está usando mal a internet? Sabe o que vai fazer de agora em diante para organizar o seu tempo? Compartilhe conosco!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta