Como prever a sua demanda de estoque?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Para manter um bom nível de serviço, o controle de estoque, independente do setor em que a empresa atue, é essencial. Um bom planejamento, baseado em previsões, é um aspecto que merece atenção dos responsáveis pela organização e vai facilitar toda a logística de distribuição dos seus produtos.

Para você saber como tornar isso real em sua empresa, trazemos práticas eficientes para você preparar seu estoque e prever a demanda. Leia o post até o fim e fique bem preparado para ter os produtos certos na hora certa! Vamos lá?

A importância da previsão para o seu estoque

As previsões servem como base para o planejamento e a organização de compra de matéria-prima, análise da capacidade de maquinário e mão-de-obra, entre outros fatores, como a estimativa de volume adequado para seu estoque. Em outras palavras, elas visam determinar onde, quanto e quando os produtos ou serviços serão requisitados, de maneira a atender adequadamente às demandas dos seus clientes.

Para fazer isso de maneira eficiente, é preciso identificar quais produtos são mais vendidos, analisar formas eficientes de controlar entradas e saídas para evitar que haja desperdício, ou seja, que produtos sejam perdidos. Além disso, é essencial se planejar para as datas especiais, como Páscoa, Natal etc. Um bom sistema de gestão de estoque, como o Sage Start, pode te ajudar nesta parte!

Como separar a demanda de estoque em curto, médio e longo prazo?

Previsão em curto prazo

As previsões de demandas em curto prazo aplicadas ao planejamento operacional são normalmente compreendidas em períodos de horas e semanas “mais curtas”.  Nesse caso, elas visam gerenciar planos de ressuprimento, criar rotas de coleta e entrega, entre outros processos. Esse tipo de trabalho curto é feito em tempo real com bastante precisão.

Previsão em médio prazo

A previsão e o planejamento em médio prazo, normalmente, é aplicado de algumas semanas até poucos meses, com foco em plano de produção e organização dos recursos necessários, bem como a distribuição e transporte.

Previsão em longo prazo

Nesse caso, as previsões são mais suscetíveis aos fatores externos, como a economia. O trabalho é feito para o planejamento de escolha de fornecedores, cadeia de suprimentos, quantidade de produtos e locais de centros de distribuição.

BANNER_controleestoque_SS_648x150

Aspectos essenciais para uma boa previsão de estoque

Ressaltamos que, antes de iniciar um trabalho de previsão, é necessário conhecer bem os fatores que podem alteram as demandas do seu estoque, separando os internos dos externos. Os internos são aqueles que você tem o controle, como: qualidade, preço, gastos em publicidade, novos pontos de venda.

Os externos são: economia, moda, preço do concorrente, leis de regulamentação governamental, preferências do consumidor, entre outros. Esta distinção é imprescindível para incluir em seu planejamento de logística.

Concluindo

Sem a previsão de demanda, de nada adianta uma excelente logística, pois o que vai fazer  tudo funcionar é a qualidade das informações. Logo, esta é uma visão que precisa ser desenvolvida por você e sua equipe. Em muitos casos, os problemas que sua logística enfrenta no atraso da entrega provêm de falhas em etapas do processo, na colocação de pedidos etc.

Quer facilitar o controle de estoque na sua empresa? Teste grátis o Sage Start!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como prever a sua demanda de estoque?

Deixe uma resposta