Como melhorar a produtividade

Como produzir mais em menos tempo: segredos da produtividade

Estar ocupado o tempo todo não significa produzir o tempo todo. Você pode estar gastando sua energia da maneira errada, trazendo riscos para a saúde e comprometendo seus objetivos pessoais e profissionais. Produtividade é uma técnica que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Com alguns cuidados e mudanças simples na rotina, é possível combinar equilíbrio e satisfação profissional. Quer saber como produzir mais em menos tempo? Confira nossas dicas!

8 Dicas de como produzir mais e melhor no trabalho

1. Liste seus objetivos, tarefas e pendências

Poupe seu cérebro para a realização das tarefas e não perca tempo tentando lembrar o que deve ser feito. Priorize as atividades mais importantes e aprenda a fazer a coisa certa na hora certa. Mantenha seu trabalho sob controle. Crie prazos próprios para a realização de cada atividade. Assim você corre menos risco de se dispersar durante a realização do trabalho.

2. Não crie tarefas grandes demais

Divida uma obrigação grande em partes e cumpra cada pequena tarefa por vez. Assim você administra melhor o tempo que vai gastar com o problema e o trabalho flui de maneira mais tranquila, sem a pressão de um problema que pode parecer insolúvel.

3. Aprenda a parar de fazer

Perceba as atividades que você realiza constantemente que não fazem diferença no seu trabalho. Conheça sua rotina e busque eliminar aquelas atividades desperdiçadoras de tempo. Busque fazer o que te dá melhores resultados. Saiba para onde você quer ir e crie uma estratégia para chegar até lá. Aprenda com seus erros e faça melhor da próxima vez.

4. Prepare-se para o imprevisto

De nada adianta separar o dia em blocos para cada atividade e ver toda a organização comprometida por uma tarefa que não estava incluída. Aprenda a ter jogo de cintura para alterar a programação do dia caso algo inesperado aconteça.

Software de gestão empresarial

5. Saiba dizer não

Não aceite tarefas desnecessárias aos seus objetivos. O excesso de atividades pode te deixar ansioso a ponto de não conseguir realizar tarefa alguma com qualidade. Por isso, tente não se comprometer a fazer coisas para as quais não tem tempo. Também é essencial saber delegar e compartilhar responsabilidades. Não se sobrecarregue com atividades que não são suas.

6. Tenha um ambiente de trabalho adequado ao seu nível de organização

Seja organizado, mas não há necessidade de ser compulsivo. Não perca tempo mantendo sua mesa de trabalho impecável, mas a conserve minimamente organizada para que você não desperdice seu tempo procurando coisas.

7. Use a tecnologia a seu favor

Os aparelhos modernos podem ser vantajosos para fazer tudo mais rápido, ter informações sempre a mão e estar sempre conectado. Mas você tem que saber a hora de parar. Estabeleça limites e horários para deixar tudo desligado e aproveitar a vida com amigos e família. Além disso, organize seu e-mail criando pastas de acordo com a relevância e urgência dos assuntos. Delete as mensagens que não contribuem em nada para o seu trabalho.

8. Mexa-se

Descubra uma atividade física que te dê prazer e a pratique para esvaziar a mente. Parar de pensar em um problema pode te dar novas ideias quando você voltar a encará-lo. Com o excesso de tarefas, seu raciocínio pode ficar confuso. Um tempo ocioso elimina o estresse e te dá mais ânimo e concentração no retorno ao trabalho.

As alterações na rotina para eliminar a baixa produtividade devem ser mantidas sempre, por mais que no início seja difícil. Depois de um tempo, você vai perceber que produzir muito não depende de passar horas debruçado em alguma tarefa.

Não espere que um evento traumático como um problema de saúde ou uma demissão te obrigue a tomar atitudes para trabalhar melhor. Reflita sobre a urgência de mudar seu comportamento e comece agora a ser mais produtivo com qualidade de vida.

Você tem outras dicas para produzir mais em menos tempo? Compartilhe suas dicas e experiências nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn