Como se mede o valor de uma empresa?

Vivemos em uma realidade onde as transações econômicas acontecem e mudam muito rápido. Nesse cenário extremamente dinâmico, as empresas devem estar conscientes de quanto valem para poder gerar vantagem competitiva e negociar com potenciais investidores.

Mas como medir o valor de uma empresa? Neste post detalhamos para você a melhor maneira de quantificar seu negócio e entender melhor a realidade do seu mercado.

Está na hora de fazer uma avaliação

O processo de “valuation”, termo em inglês para “avaliação de empresas”, é extremamente importante na quantificação de uma empresa, pois é através dela que se faz uma estimativa do valor que ela tem de forma resumida, identificando seus pontos positivos e negativos. Outra vantagem desta análise é que a negociação com os sócios da empresa será realizada de maneira mais eficaz, já que haverá uma perspectiva tangível do quando se deve investir.

Quais são as métricas da Avaliação de Empresas?

O principal aspecto desse processo é o pensamento de continuidade, onde projeções futuras são feitas para a empresa na perspectiva de que a ela não terá fim. O método mais utilizado atualmente é o de trazer os resultados de fluxos de caixa futuros para o presente, através de três grandes etapas:

1) MEDIÇÃO – Medir qual o montante disponível no caixa para os próximos meses.

2) DESCONTOS – Através do risco que a empresa corre devido às oportunidades de investimento, como por exemplo a bolsa, poupança etc, é necessário definir a taxa de desconto que será utilizada.

3) CONHECIMENTO – Ter total conhecimento dos argumentos para suas premissas ao apresentar o seu projeto aos investidores, tendo parâmetros de outros modelos de cálculos na hora da negociação. Porém, o estudo necessita de uma apurada análise qualitativa do cenário da organização e da economia em que participa.

Administre sua empresa da melhor forma! Teste grátis nossas soluções.

Além dos números

Atualmente, a Avaliação das Empresas é percebida apenas como uma percepção numérica a fim de gerar valores exatos, embora tenha uma função que vai muito além de simples cálculos. É preciso ter uma perspectiva qualitativa sobre a empresa e o mercado atual, compreendendo de forma macro a economia vigente. Instigar a análise crítica a partir das variáveis existentes possibilita decisões mais assertivas e gera resultados mais satisfatórios.

Então, o que está esperando para conseguir novos investidores para o seu negócio? Agora que você sabe como medir o valor de uma empresa, está a poucos passos de conquistar uma gestão mais eficiente! Não esqueça de conhecer os sistema da linha Sage Cenize para otimizar o seu tempo e dar mais atenção às estratégias que vão aumentar o valor da sua empresa.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como se mede o valor de uma empresa?

Deixe uma resposta