Como ser mais criativo nos negócios

Muitos acreditam que a criatividade é um dom. Pode até ser verdade, mas manter a mente aberta e criar uma rotina que estimule a inovação podem estimular novas ideias, o que é sempre bom no ambiente profissional. Pronto para abrir a cabeça e levar sua empresa e os seus resultados muito além da sua imaginação? Então mude sua rotina e aprenda como ser mais criativo nos negócios.

1 – Esqueça aquela velha ideia de jornada de 8 horas de trabalho

No final das contas, acaba sendo um grande desperdício forçar uma pessoa que se sente mais disposta logo após o almoço a trabalhar desde muito cedo. Pouquíssimas pessoas conseguem funcionar bem trabalhando 8 horas por dia, por isso às vezes essa jornada de trabalho no tradicional expediente das 9h às 18h pode não funcionar. Se não for possível mudar isso, inclua na sua rotina pequenas pausas para relaxar. Assista um vídeo, converse com os colegas ou levante para tomar um café.

2 – Encontre a rotina do sono certa para você

Você precisa dormir quantas horas para acordar disposto? Sabendo disso, é possível regular o seu sono: determine uma hora para começar a trabalhar e programe um despertador para levantar-se com tempo suficiente para tomar um banho e um bom café, por exemplo. No começo poderá parecer difícil adaptar o seu sono a uma rotina, mas depois de alguns dias seu corpo se acostumará e você logo conseguirá acordar naturalmente naquele determinado horário.

3 – Cuidado com prazos extremamente curtos e rígidos

Claro que é muito importante ter responsabilidade com o seu trabalho, mas trabalhar com prazos extremamente curtos e rígidos apenas para impressionar o cliente, significa trabalhar sobre pressão o tempo todo e o resultado é um só: stress. Reconheça seus limites e trabalhe com prazos que lhe permitam trabalhar tranquilamente. Lembre sempre: a pressa é inimiga da perfeição!

4 – Divirta-se!

Pensar em trabalho o tempo todo só fará você acreditar inconscientemente de que aquela tarefa lhe ocupa o dia todo – o que provavelmente não é verdade. Estipule um tempo para trabalhar e gaste as horas restantes com você: saia, se divirta, socialize com a família, amigos e companheiros, pratique exercícios, tenha um hobbie…. Enfim, incluir a diversão no dia a dia é uma ótima forma de tornar a rotina de trabalho mais leve e, consequentemente, abrir a mente e ser mais criativo nos negócios.

5 – Mude o seu comportamento

Você só consegue trabalhar se houver absoluto silêncio, ouvindo sua música favorita ou em um determinado lugar? Se você tem algum hábito assim, mude isso já! Experimente trabalhar em ambientes e condições diferentes para não condicionar seu cérebro a trabalhar somente em uma determinada situação. Pode parecer bobagem, mas esses pequenos vícios de trabalho precisam ser evitados: uma mente que consegue trabalhar em qualquer ambiente tende a ser muito mais criativa.

Todas essas dicas podem estimular a sua mente e ajuda-lo a ser mais criativo nos negócios, principalmente se você estiver diante de uma situação que parece não ter solução! Gostou? Então compartilhe, aproveite e deixe seu comentário, sugestão ou sua própria dica para montar uma rotina que estimule a criatividade!

Lembre também que contar com as ferramentas certas pode garantir que seu trabalho flua naturalmente. Conheça nossos sistemas de gestão e administre sua empresa com muito mais tranquilidade.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

4 comentários em “Como ser mais criativo nos negócios

  1. Muito bom o post. Nos dias de hoje devemos trabalhar com mais criatividade, esse modelo antigo de ter horario para trabalhar esta cada vez mais caindo. eu por exemplo sou mais criativo e produtivo a noite. Essas dicas ajudam bastante a ser mais produtivo nos negócios

Deixe uma resposta