Como ter um eficiente Departamento de Administração Pessoal

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No começo da vida de uma empresa é normal que seu dono faça todas as tarefas sozinho: produzir, vender, controlar as contas, tudo sob a responsabilidade do microempreendedor que luta para o sucesso de seu negócio. Aos poucos, a base de clientes vai aumentando, as vendas vão crescendo, e logo é preciso decidir pela contratação de funcionários. Que cuidados tomar nessa hora?

Em primeiro lugar, faça um planejamento cuidadoso. O aumento das vendas dos últimos meses é temporário ou permanente? Contratar empregados significa assumir um compromisso mensal com o pagamento de salários, por isso tenha certeza de que o ganho que você vai ter compensará o aumento do quadro de pessoal.

Tomada a decisão de contratar, verifique as exigências da legislação trabalhista. É possível a contratação de  trabalhadores temporários, empregados permanentes com carteira assinada, estagiários, aprendizes, e cada um deles vai estar capacitado para fazer um tipo diferente de trabalho, com diferentes encargos trabalhistas. Se necessário, peça ajuda a um contador ou um advogado.

Efetuada a contratação, seja claro em relação aos objetivos que seus funcionários precisam cumprir. Se possível, atrele o pagamento de benefícios ao cumprimento de metas. Vendedores podem receber comissões, por exemplo. O importante é que o funcionário saiba exatamente qual papel tem que exercer dentro da empresa, e o que ele pode ganhar se esforçando para que o negócio seja bem sucedido.

Mantenha sempre uma relação profissional com todos na empresa. Num negócio familiar, é comum que assuntos pessoais se misturem com o trabalho, e isso pode ser ainda mais natural quando apenas membros de uma mesma família trabalham no empreendimento. Ao abrir as portas para funcionários, porém, é preciso que a relação seja apenas profissional, o tempo todo, para evitar que mal entendidos atrapalhem a evolução dos negócios e também para evitar futuros processos trabalhistas.

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