Como posso usar o LinkedIn para criar networking?

O LinkedIn elevou a experiência das redes sociais a um patamar mais sério em que seus usuários focam em questões voltadas à vida profissional, como a divulgação de suas habilidades e qualificações no mercado. Além disso, empresas aproveitam para divulgar vagas e selecionar os melhores profissionais para integrar sua equipe.

Este é o cenário perfeito para criar um bom networking, não é mesmo? Pois é um ambiente digital e interativo em que todos os integrantes têm objetivos semelhantes: fazer negócios.

Não é coincidência que o LinkedIn tem sido utilizado por empresas e profissionais dos mais variados setores como uma eficiente ferramenta de autopromoção e troca de contatos. Não está habituado com o termo networking? Não se preocupe, nós explicamos para você.

Continue lendo para saber como o LinkedIn pode ser usado para criar networking!

O que é networking e por que ele é importante?

Qualificar-se de acordo com as exigências do mercado em que você atua é mais do que uma obrigação, é uma necessidade de sobrevivência estabelecida pelo alto índice de competitividade que vivemos nos dias de hoje.

Entretanto, não é nenhuma novidade que não basta apenas obter grandes qualificações ou melhorar os produtos/serviços de sua empresa para se garantir um bom desempenho. É preciso fazer contatos, e é aí que entra o termo networking.

Networking trata-se, basicamente, de criar uma rede de contatos colaborativa com o intuito de fazer negócios, ajudar ou ser ajudado posteriormente.

Como o LinkedIn pode ajudar a criar networking?

Tradicionalmente, no meio empresarial e profissional, eventos e palestras eram o principal meio de unir pessoas com interesses semelhantes quando se trata de fazer negócios. O contato inicial era realizado por meio destes eventos e depois continuava através de fax, telefonemas e trocas de e-mails.

Entretanto, vivemos na era das mídias digitais e da tecnologia móvel, em que praticamente todas as tarefas habituais estão sendo substituídas e solucionadas por aplicativos e sistemas automatizados. Por que não levar o networking para essa mesma realidade, não é mesmo?

O LinkedIn tem se mostrado muito eficiente na criação de networking para empresas de variados portes e profissionais de diversos segmentos. Isso porque permite a mesma experiência que os tradicionais eventos proporcionavam nos quesitos interação e comunicação, mas de forma muito mais produtiva, prática e eficiente.

Os usuários podem fazer contato de forma segmentada mediante os interesses em comum nas áreas de negócios sem sequer sair de sua mesa do escritório. Além disso, eles podem contar com recursos de comunicação altamente eficazes como WhatsApp, Skype, Slack, entre outros.

Vale ressaltar, ainda, que LinkedIn e Facebook são redes sociais totalmente distintas. Enquanto o Facebook visa o entretenimento e compartilhamento de informações, o LinkedIn visa exclusivamente tratar de assuntos profissionais. O único fator em comum entre as duas plataformas é a facilidade em unir pessoas.

Gerenciando um perfil profissional no LinkedIn

Otimização do perfil

O LinkedIn usa um algoritmo de busca semelhante ao do Google, ou seja, é preciso fazer o uso adequado de palavras-chave para que seu perfil seja encontrado pelas empresas ou profissionais que você deseja alcançar.

Todos os campos de preenchimento pode ser utilizados para otimizar seu perfil, portanto, preencha-os com sabedoria.

Participação de grupos do LinkedIn

O LinkedIn oferece um recurso muito importante para se desenvolver um ótimo networking: a participação de grupos relacionados às suas áreas de interesse.

Nesses grupos, ocorre interação e troca de informações entre pessoas e empresas com os mesmos objetivos profissionais. O ambiente perfeito para fazer contatos.

Dica: procure pelos grupos com maior credibilidade e com o maior número de participantes para aumentar suas chances de criar uma rede de contatos consistente.

Sutileza e profissionalismo

Por mais que seu interesse em expandir suas conexões seja imediato, imagine o LinkedIn com uma extensão da vida real. No mundo dos negócios, é preciso sempre agir de maneira sutil e profissional, portanto, demonstre interesse em contactar pessoas e empresas mas tome cuidado para não parecer inconveniente, pois o efeito obtido pode ser totalmente oposto ao esperado.

Exposição de expertises e habilidades

Sabe aqueles campos de preenchimento do Facebook no qual você informa alguns dados sobre seu emprego e suas formações acadêmicas? No LinkedIn há muito mais espaço para explorar estes aspectos e você deve aproveitá-lo para se autopromover.

Todas as suas habilidades, cursos, certificações, graduações, experiências profissionais e até mesmo trabalhos voluntários, devem ser informados nos campos de preenchimento. Afinal, é para isso que o LinkedIn existe. É possível ainda requisitar recomendações dos principais parceiros e colegas de trabalho, gerando um endosso que enaltece suas principais características. 

Dica: jamais minta nesses campos informando habilidades que não possui com o intuito de conseguir fazer negócios, pois as empresas podem cruzar dados e descobrir a falácia. Além disso, tome cuidado para não parecer demasiadamente pretensioso.

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E você? Está presente no LinkedIn como profissional ou empresa? Como tem sido sua experiência? Compartilhe conosco deixando um comentário!

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