Como vender pela internet?

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As vendas pela internet vêm crescendo consideravelmente com o decorrer dos anos, à medida que cresce a confiança dos consumidores nessa forma de consumo e que as facilidades de compra se diversificam. Mas como vender pela internet?

Fatores como a popularização do acesso à internet e a disponibilidade de computadores, notebooks e dispositivos móveis ao grande público têm contribuído diretamente com essa realidade.

Isso também significa que o número de empreendimentos digitais tem crescido exponencialmente. Ao aumentar a confiança do consumidor, os investidores e empreendedores também se sentem mais seguros para ingressar nesse mercado.

Assim, mais pessoas abrem mão de seus empregos para investir nas vendas pela internet ou alinham sua carreira a uma atividade de e-commerce paralela, criando uma loja virtual.

Se você tem interesse nesse amplo mercado, continue lendo para saber como vender pela internet!

Conheça seu público-alvo

Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes em um planejamento de negócios voltado para vendas pela internet.

Pois é o público-alvo que guia todo o percurso que seu empreendimento vai trilhar, principalmente no que diz respeito ao ambiente digital, no qual grande parte das vendas se deve às estratégias de divulgação que a empresa adota.

Para definir seu público-alvo, é preciso levar em consideração uma série de aspectos socioeconômicos que exercem influência sobre o poder e decisão de compra do cliente.

Analise o produto ou serviço que você deseja vender pela internet e trace as principais características do público que o consome:

  • Gênero feminino ou masculino (quando relevante)
  • Faixa etária
  • Poder aquisitivo
  • Nível acadêmico
  • Preferências, hobbies e atividades de lazer etc.

Pode parecer capricho, mas essas características influenciam diretamente em suas vendas.

Por exemplo, digamos que você decida comercializar produtos de tabacaria pela internet. Certamente, a faixa etária e poder aquisitivo de seu público é mais avançada. Além disso, há uma inclinação para que o público masculino consuma mais esse tipo de produto.

O conceito deve ser aplicado conforme o seu produto!

Aposte em estratégias de divulgação digital

O ambiente digital está em constante ascensão e as estratégias de divulgação são promissoras.

Seja por meio de anúncios pagos como Google AdwordsFacebook Ads ou por intermédio do Marketing de Conteúdo, o fato é que a internet possui um poder de alcance incalculável e é extremamente importante sempre manter seu negócio atualizado e integrado às mídias digitais. Para isso, atente para as seguintes orientações:

  • Tenha um blog para publicar conteúdo útil e relevante ao seu público-alvo. Essa é uma das principais estratégias de Marketing de Conteúdo
  • Mantenha um website funcional e com interface simples para garantir uma ótima experiência de navegação aos usuários
  • Seja presente nas redes sociais: LinkedIn, Instagram, Twitter etc. Seja qual for a rede social em que seu público-alvo estiver em peso, é importante que sua marca também marque presença nela, sempre atualizada, publicando e interagindo com seus seguidores como forma de estreitar o relacionamento cliente e empresa

Tenha um diferencial a oferecer para o mercado

A internet é conhecida por ser um ambiente de grande demanda, variedade e preço baixo. Portanto, é preciso se planejar de forma muito minuciosa antes de investir em um e-commerce.

Tentar competir com seus concorrentes oferecendo apenas um preço justo não é uma estratégia promissora quando o assunto é como vender pela internet. Você precisa criar algo especial.

Procure explorar os diferenciais que sua marca tem a oferecer e os promova para seu público-alvo.

Ofereça propostas irrecusáveis

Ofertas, promoções e até mesmo sorteios: quem é que não gosta de economizar, não é mesmo?

Muitas lojas virtuais utilizam o artifício da oferta irrecusável como estratégia de atração para clientes visando ganhar na venda de outros produtos. De tempos em tempos, é sempre bom usar esse tipo de barganha com seu público-alvo para que ele se mantenha sempre atento aos seus produtos.

Garanta a segurança de suas vendas

Diferentemente do que muitos pensam, a internet não é um lugar perigoso para se comprar e vender produtos. É necessário, na verdade, tomar os devidos cuidados para se evitar fraudes, golpes e prejuízos.

Formas de pagamento

Primeiro, é preciso escolher um sistema de recebimento confiável. O PagSeguro, por exemplo, é uma das plataformas de maior credibilidade atualmente, além de oferecer uma interface simples, capaz de permitir que até mesmo usuários leigos possam manuseá-la sem encontrar dificuldades.

Condições de venda 

Também é importante especificar os termos de venda de seu site de forma detalhada. Por exemplo, se você trabalha com produtos que são fabricados sob encomenda, ou seja, a partir do momento da venda, é preciso deixar bem claro em seu site que há um prazo maior para que o produto seja enviado, após a confirmação do pagamento.

E mesmo que você não queira abrir uma loja virtual — e pretenda vender em grupos do WhatsApp, em uma fanpage ou de outra forma similar — as dicas abordadas no artigo de hoje também servem para que você utilize como parâmetro para organização de suas vendas pela internet.

Você tem alguma experiência em como vender pela internet? Compartilhe sua experiência com a gente deixando o seu comentário!

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