Conheça os benefícios e como funciona a Administração de Materiais

Controlar o consumo de matéria-prima é essencial para que a sua empresa não tenha interrupções no ciclo de produção, além de auxiliar na previsão de gastos e no financeiro. A administração de materiais não se limita a uma atividade de controle de estoques apenas. Ela impulsiona toda a cadeia produtiva e impacta de forma extremamente positiva o faturamento da empresa.

Se você ainda não realiza a administração de materiais, não sabe como ela funciona e como pode beneficiar sua empresa, continue lendo este post!

O que é?

adm de materiaisDe maneira genérica a administração de materiais envolve o planejamento, a coordenação, o controle e todas as atividades vinculadas à compra, além da formação do estoque e o consumo de matérias-primas necessárias à empresa.

A administração de materiais envolve diversos processos que vão além das atividades internas da empresa. As tarefas desse tipo de gestão incluem desde a identificação e a seleção de fornecedores até a análise da demanda, o encaminhamento de pedidos, o acompanhamento do andamento dos pedidos, o recebimento dos materiais e a inspeção técnica para avaliar a conformidade dos materiais.

Internamente, a administração de materiais envolve o controle dos estoques, o armazenamento e a distribuição desses materiais.

Como funciona?

A administração de materiais envolve uma série de atividades:

1. Identificação e seleção de fornecedores

Fornecedores são fundamentais e precisam ser avaliados em relação não apenas à qualidade do produto que oferecem, mas principalmente à seriedade, pontualidade, preço e entrega. Além do melhor custo-benefício, a administração deve manter uma pesquisa constante de fornecedores evitando ficar dependente de apenas um parceiro. Utilize o Sage Start Estoque para gerir suas cotações de preço.

2. Levantamento de demanda

Consiste em avaliar a necessidade de compra, considerando os itens existentes em estoque.  Para fazer um bom levantamento o ideal é contar com uma boa ficha técnica de cada um dos produtos e um planejamento de controle e produção (“PCP”).

3. Encaminhamento de pedidos

Antes de se encaminhar os pedidos, é importante que haja um contato direto com o financeiro para ver a possibilidade de a empresa realizar tais gastos com materiais. Os pedidos também demandam a emissão de notas fiscais, o que deve ser prontamente providenciado.

4. Acompanhamento do pedido

Constantemente a equipe de administração deve fazer o follow up junto aos fornecedores para garantir que os produtos e matérias-primas sejam entregues nas datas acordadas. Esse tipo de controle é fundamental para evitar imprevistos com a produção.

5. Recebimento de materiais e inspeção

O recebimento dos materiais deve considerar os pedidos que precisam ser sempre conferidos no ato da entrega. Os produtos, dependendo da natureza e das características, também precisam passar pela inspeção técnica para avaliar conformidades e as características técnicas.

Como o Sage Start pode me ajudar?

Nível Estoque

 

Se você trabalha com produtos perecíveis, o Sage Start pode ajudá-lo a controlar os lotes e as validades dos produtos. Separe seu estoque e movimente os produtos de acordo com a operação da sua empresa. E tudo isso com gráficos e relatórios inteligentes que ajudam a ilustrar de forma simples os números complicados do dia a dia.

Por que fazer uma boa administração de materiais?

A administração de materiais não tem como finalidade única o controle dos estoques. Esse tipo de atividade envolve principalmente a relação entre matérias-primas e o custo da empresa relacionado ao armazenamento e à produção. Quando não existe uma boa administração de materiais, a empresa corre riscos altos: a falta de matéria-prima para a produção de seus produtos ou até a falta de produtos para a distribuição para clientes.logistica

Além disso, a empresa pode ter gastos desnecessários decorrentes do desperdício ou pode sofrer impactos negativos decorrentes de uma necessária queima de estoques. Portanto, uma administração de materiais eficiente serve para que a cadeia produtiva possa fluir de forma harmônica, além de reduzir custos e desperdícios gerando bons resultados para o faturamento.

Você tem alguma sugestão sobre a administração de materiais?

Então, deixe-a nos comentários abaixo e compartilhe seu conhecimento!

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta