Como utilizar o CDC

Controlando Suas Finanças Pessoais – Parte 3 – CDC

Crédito Direto ao consumidor | Parte 3

O que é?

O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é um limite de crédito pré-aprovado, que pode ser facilmente contratado pela internet ou caixa eletrônico. O dinheiro é liberado para você na hora, sem necessidade de autorização ou apresentação de documentos ao gerente da sua conta, como ocorre em outras modalidades de crédito.

Vantagens

✓  Crédito rápido e fácil, sem burocracia

✓  Possibilidade de simular o valor das parcelas

Antes de contratar o empréstimo, o próprio site do banco informa as várias possibilidades de número de parcelas. Assim, você consegue se programar e escolher o valor da parcela que cabe no seu bolso. Só não esqueça que, como sempre, quanto maior o número de parcelas, maior será o valor que você terá pagado em juros até o fim do empréstimo.

✓  Juros normalmente mais baixos do que as lojas

Antes de financiar um automóvel ou eletrodoméstico diretamente pela loja, vale checar as condições que seu banco oferece para a contratação de um CDC. Muitas vezes, os juros cobrados pelas lojas e concessionárias são mais altos. Nesse caso, vale mais a pena fazer o financiamento pelo banco e pagar o bem à vista para a loja. Sem contar, que o pagamento à vista pode render ainda algum desconto.

Desvantagens

✓  Crédito rápido e fácil exige mais prudência

Como uma moeda, o crédito fácil possui dois lados. O positivo, como vimos, é a praticidade, mas o negativo é a chance de se empolgar e dar um passo maior do que a perna. A regra básica antes de tomar qualquer empréstimo é avaliar se realmente é necessário antecipar a compra do bem. Ou seja: parar e refletir se não vale a pena esperar um pouco, guardar dinheiro e comprar à vista. Muitas vezes as nossas “urgências” não são tão urgentes assim quando pensamos um pouco melhor.

Software de gestão empresarial

✓  Acostumar-se com as parcelas

O brasileiro ainda teima, mas a melhor forma de pagar qualquer coisa, de um jantar a um apartamento, costuma ser à vista. Além de não pagar juros, você ainda pode ganhar um desconto e não fica preso por meses (ou até anos) a uma despesa fixa comendo parte do seu orçamento.

Infelizmente, nem sempre é possível esperarmos tanto tempo para juntar o dinheiro necessário para pagar tudo de uma vez (especialmente no caso de bens mais caros, como os imóveis). Aí, as parcelas são bem vindas, desde que assumidas com consciência. O que não vale é achar que precisamos de tudo para ontem

Será mesmo que você não consegue viver algum tempo sem mais um sapato? E os homens também não se safam: aquele jogo de videogame ou acessório novo para o carro não pode mesmo esperar mais um pouquinho?

Taxa de juro mensal

✓  De 2% a 5,5%.

Você sabia que…

✓  Apesar de muitos bancos liberarem automaticamente um limite de crédito pré-aprovado para quem possui rendimento mensal, se seu nome ficar sujo, saiba que esse limite vai desaparecer rapidinho, da mesma forma que apareceu;

✓  Os limites do CDC oscilam normalmente entre R$ 10 mil e R$ 20 mil e, por isso, são bastante usados para o financiamento de veículos;

✓  Se receber um dinheirinho extra, você pode antecipar o pagamento de algumas parcelas do seu CDC. Essa pode ser uma boa pedida, já que o banco corrigirá o valor a ser pago, ou seja, cobrará um juro menor do que era previsto inicialmente;

✓  As parcelas do CDC são debitadas diretamente da sua conta corrente. Assim, é bom não comer bola e se programar para sempre ter dinheiro na conta na data do vencimento.

Para saber mais

✓  Em um buscador de sua preferência, digite CDC + [nome do seu banco]. Todos os grandes bancos possuem uma página dedicada exclusivamente a essa modalidade de crédito;

✓  A associação de defesa do consumidor Proteste preparou uma cartilha alertando para os principais perigos do crédito fácil. Clique aqui para fazer o download.

Referências

Banco Central
http://www.bcb.gov.br

Proteste
http://www.proteste.org.br

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn