Controle de estoque: a importância de manter tudo organizado

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Controlar o estoque é extremamente importante para a empresa não perder dinheiro e oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, quando há alguma deficiência ou excesso de produtos, o risco de prejuízo é grande.  Por isso é tão essencial ter um controle muito bem feito do que entra e saí, com dados atualizados diariamente se possível.

Para ajudar a controlar o estoque muitos empresários têm apostado em softwares que geram uma série de relatórios importantes para que produtos não fiquem encalhados ou, pelo contrário, entrem em falta impossibilitando a venda. Confira nosso post de hoje e veja por que é importante manter o controle de estoque em dia!

1. Saber a quantidade exata de produtos permite atender a demanda de forma eficaz

O primeiro passo para ter um controle de estoque bem feito é saber exatamente a quantidade de produtos existentes. Sem isso será difícil saber o que está sobrando e faltando. Esse controle de quantidade também está intimamente ligado à demanda, pois é ela que ditará a necessidade de compra de um ou outro produto e se algo não tem tido mais saída e pode deixar de ser adquirido.

Por isso é importante saber o quanto há em estoque para não comprometer o atendimento e assim fazer com que o cliente busque o produto na concorrência.

2. A atualização frequente da quantidade de produtos no estoque pode evitar prejuízos

Não é incomum ter algum prejuízo no estoque, seja por quebra do produto, vencimento (dependendo do que for vendido) ou até mesmo furto. Por isso contar com um relatório das quantidades com a maior frequência possível é extremamente importante.

Com um relatório diário, por exemplo, o empresário conseguirá identificar mais rapidamente a perda do produto e programar a reposição com agilidade, principalmente quando se trata de algo com maior saída.

3. Manter o estoque em dia é essencial para planejar novas compras

Só será possível planejar as compras se você souber o que há no estoque. Nem todos os meses a mesma quantidade de produtos tem a saída esperada. Por isso a grande necessidade de ter um controle sobre isso, evitando que compras desnecessárias sejam feitas.

Com um relatório do que há dentro do estoque ainda é possível prever a sazonalidade das suas vendas, ou seja, os meses em que determinados produtos têm mais saída ou o que já não vende mais tão bem.

4. A organização te ajuda a identificar mudanças no perfil do consumidor

É justamente através de relatórios do estoque que se torna possível identificar a queda ou o aumento na procura de determinados produtos, algo que pode indicar uma mudança no perfil do seu consumidor. Se algo era muito requisitado e não tem tido mais saída, talvez seja a hora de incluir outros modelos na gama de produtos ou apostar em algo diferente.

Isso acontece, principalmente, no mercado de produtos eletrônicos. A todo momento surge um outro modelo, mais moderno e com novas funções, atraindo a clientela. Por isso, saber o que seus clientes procuram é um grande diferencial!

5. Com o controle é possível estabelecer o melhor momento para promoções

Ao perceber uma grande quantidade de produtos encalhados, você pode apostar em uma promoção. Dessa forma vai liberar espaço para que outros itens mais importantes e de maior saída possam ser armazenados.

Este tipo de ação chama bastante atenção do consumidor e pode ser uma forma de atrair novos clientes. Por isso, mantendo o controle do estoque em dia, você tem chances de aumentar suas vendas e seu conhecimento de marca.

Em resumo, manter um estoque bem organizado é uma ótima maneira de não fazer compras desnecessárias e atender a demanda de forma adequada. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Como você faz o controle de estoque na sua empresa? Deixe um comentário para a gente!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “Controle de estoque: a importância de manter tudo organizado

Deixe um comentário