Controle do fluxo de caixa e tenha a garantia de uma empresa sólida

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Há diversas formas de se saber como vai a vida financeiras dos negócios. Com cuidado e planejamento um bom administrador sabe detalhes da saúde da empresa e está sempre garantindo um bom futuro. Mas de todas as formas de analisar as finanças a mais antiga e mais segura ainda é o controle do fluxo de caixa, ou seja, o conhecimento sobre toda entrada e saída de dinheiro em um período determinado.

Com as informações geradas pelo fluxo de caixa uma empresa pode planejar investimentos e projetar a evolução de crescimento do negócio. Além disso, essas informações são um reflexo da realidade do negócio como um todo. Ele gera recursos? Ele está crescendo? As decisões tomadas estão corretas? A empresa possui credibilidade? Questões como essa encontram respostas no controle do fluxo de caixa.

 

Em última análise o histórico do fluxo de caixa funciona também como um indicador financeiro dos negócios. Ele aponta onde estão os melhores procedimentos e, com exatidão, mostra a qualidade das avaliações realizadas anteriormente.

Quanto maior a organização de uma empresa, mais precisos são os dados gerados no controle do fluxo de caixa.

Para melhor entender a importância dessas informações, veja três vantagens de se fazer o controle:

Análises de períodos

Num período mínimo de análise de quatro meses é possível traçar uma previsão de vendas. Se comparar o mesmo período do ano anterior será possível ter uma boa ideia de como os negócios vão indo. Além disso, poderá ter uma projeção para os próximos meses.

Planilha sólida

O fluxo de caixa deve gerar uma planilha onde vão constar os recebíveis – à vista e a prazo – os pagamentos e até mesmo considerar a inadimplência. Informações como descontos também precisam ser registrados.

Saldo de caixa

O fluxo de caixa atualizado mostra o quanto de dinheiro há no caixa na empresa, considerando sempre os valores a receber e as contas a pagar, além dos valores investidos.

Solução tecnológica

Ao criar o Loje, a Cenize apresentou a solução mais completa de controle de uma empresa. Estoque, comercial e finanças estão reunidos num único software compartilhando informações e assim fornecendo dados ainda mais precisos sobre a empresa.

Cada negócio realizado pela empresa ao ser registrado no sistema passa a fornecer informações para todos os departamentos. Assim, uma venda de um produto imediatamente é registrado pelo controle de estoque e pelo comercial. Vale lembrar que o estoque é fundamental para todo o processo. O Loje registra lote e serial e avisa quando o produto está perto de perder a validade.

A informação comercial também entra no fluxo de caixa e ao final do mês aquela venda será analisada junto com toda movimentação da empresa e servir para que o tomador de decisão possa planejar a empresa.

Além do fluxo de caixa, o Loje gera boletos de cobrança, não deixa o usuário perder datas de vencimentos de pagamento e ao final fornece um demonstrativo financeiro completo.

A ideia é fazer com que o tomador de decisão seja informado periodicamente sobre a da vida financeira da empresa o que implica dizer em qualidade do estoque, movimentação comercial e resultados financeiros. Se um desses três setores está com problema, o usuário fica sabendo rapidamente, podendo refazer os planos e tentar uma recuperação.

Uma dica importante: ao usar a planilha que controla o fluxo é importante ser o mais preciso possível com as informações. Cada campo deve ser preenchido sob risco de o resultado quanto a vida financeira ser alterado.

 

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn