Controle financeiro ajuda na formação de preços da sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

controle financeiroExistem muitos fatores que influenciam no preço de venda de produtos e serviços. O primeiro passo é detalhar os custos da empresa e a margem de lucro que se pretende obter. Portanto, o controle financeiro do negócio é um passo fundamental para determinar os preços praticados pela empresa.

Uma planilha de controle financeiro pode ajudar no processo. Detalhe na planilha quais são os custos envolvidos, como o preço da matéria-prima, dos insumos e da mão-de-obra. Depois, ponha na conta as despesas variáveis, como impostos e encargos financeiros, seguido das despesas fixas, como aluguel, telefone, internet. O último passo é estipular a margem de lucro que a empresa pretende ter. A partir dessa conta, você poderá determinar o seu preço de venda que seria o ideal para o seu negócio.

Porém, as despesas e o lucro da empresa não são o único fator que influenciam no preço. Os economistas ensinam que ele é determinado pela oferta e pela demanda. Um exemplo bem simplificado para explicar essa teoria é: se 10 pessoas querem consumir laranjas e existem apenas 8 laranjas disponíveis para venda, o preço vai subir porque mais consumidores irão disputar um produto que não está disponível para todos. Quem pagar mais, poderá comprar. Nesse caso, a demanda é maior que a oferta. Se, ao contrário, existirem 10 laranjas à venda no mercado, mas apenas oito pessoas quiserem comprá-la, o preço vai cair. Nesse caso, a oferta é maior que a demanda.

Essa explicação teórica nos leva a um exercício prático no dia-a-dia da empresa: qual é o preço praticado pelos concorrentes? E qual é o público que está disposto a consumir o produto ou serviço que a sua empresa oferece? Esses são os outros fatores que influenciam na formação do preço, além do custo de produção e das despesas fixas e variáveis da empresa.

Portanto, vá ao mercado e pesquise se a concorrência pratica os mesmos preços e se o seu consumidor está disposto a pagar esse valor pelo que a sua empresa oferece. Caso uma dessas respostas seja não, volte à sua planilha de controle financeiro e veja quais são os valores que podem ser adequados.

Por exemplo, se sua margem de lucro está em 40% e seu preço de venda está acima do que o mercado pratica, isso significa que sua margem poderá ser reduzida para 30% ou 20%. Além disso, veja quais gastos podem ser cortados. Sua folha de pagamento está inchada? Você pode reduzir as despesas fixas?

As respostas para todas essas perguntas está no controle financeiro da sua empresa. Para isso, a Cenize oferece o software JFinanças Empresarial. É uma ferramenta completa e fácil de usar para ajudar o empresário a manter o controle financeiro do seu negócio.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn