A Importância do Controle Financeiro Pessoal para Fugir do Endividamento

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Como Fugir das Dívidas

No final do ano passado, o número de famílias brasileiras endividadas ficou acima dos 50% e destes, 37% afirmaram não ter condições de pagar seus débitos. Os dados do IEF ( Índice de Expectativa das Famílias ), elaborado pelo IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), também indicam que apenas 13,2% dos brasileiros endividados acreditam que terão condições de honrar seus compromissos financeiras e 47,8% responderam que quitariam parcialmente as contas.

Como fugir do endividamento e criar condições de fazer novos investimentos, aumentar o patrimônio ou simplesmente poupar seu dinheiro?

Gastar menos.

Falar é – e soa – muito mais fácil do que a realidade, porém, é uma questão de organização, planejamento e a utilização das ferramentas certas.

Organizar e planejar fica ainda mais fácil com as ferramentas adequadas. Relatórios precisos, gráficos de despesas e receitas e perspectiva de evolução financeira mês a mês são algumas das funções que programas de controle financeiro, como o jFinanças, proporcionam.

Há 6 anos no mercado, na sua 6a edição e mais de XX mil usuários, o jFinanças 2012 apresenta uma ótima interface, fácil manuseio e diversas ferramentas. O controlador financeiro elabora relatórios precisos e específicos de receitas e despesas e apresenta, na sua tela inicial, um resumo financeiro rico e objetivo.

O jFinanças permite o usuário identificar e cortar gastos que ele imaginava não ter um impacto tão significativo em seu orçamento, pois o controlador financeiro permite registrar todas as transações feitas e programar futuras transações – seja na conta corrente, conta poupança, cartão de crédito ou em sua carteira.

A possibilidade de registrar despesas e receitas futuras ( empréstimos, mensalidades, parcelamentos, salário, bonûs, etc ) garente ao usuário prever o quanto irá gastar no mês com despesas fixas e o quanto irá sobrar ( ou faltar ) para as demais despesas.

O resumo financeiro inicial do jFinanças apresenta ao usuário seu saldo atual total (carteira, conta corrente e poupança, por exemplo), próximas contas a pagar e a receber, um gráfico pizza indicando, percentualmente, os seus gastos realizados no mês, uma comparação entre as receitas e despesas nos últimos três meses e uma previsão de saldo total para os próximos 90 dias.

A consultoria MB Associados, com base na Pesquisa de Orçamento das Famílias ( POF ), do IBGE, levantou que em média, o brasileiro comprometeu 26,2% da renda mensal com dívidas. Você sabe quantos por cento da sua renda você gasta com dívidas, com lazer, com despesas do lar?

Mapear seus gastos é o primeiro passo para organizar suas finanças e um controlador financeiro que gere relatórios precisos e permita previsões precisas e realistas pode ser determinante para garantir a sua saúde financeira e de sua família.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário