Controle suas cobranças com uma planilha de gastos

planilha de gastosUm dos principais desafios das empresas de qualquer porte é lidar com a inadimplência e com atrasos de pagamento dos clientes. Para tentar minimizar os riscos de calote, é importante criar alguns processos de controle internos.

Uma planilha de gastos é o primeiro passo na organização da cobrança aos clientes. Nessa planilha, a empresa deve listar quais são as suas receitas e quais são as suas despesas, com as respectivas datas de pagamento e recebimento. Assim, o setor financeiro da companhia cria um fluxo de caixa onde fica mais fácil de visualizar os dias do mês em que deverá cobrar cada cliente.

É importante que a data de pagamento pelas mercadorias entregues ou pelo serviço prestado por você estejam bem claras para o cliente. Coloque a data de vencimento em contrato, junto com a possibilidade de cobrar juros diário e multa por atraso.

Depois de organizar as datas de pagamento e estabelecer as multas e juros cabíveis, avise que a prestação de serviços será suspensa em caso de inadimplência após 10 dias. Se o pagamento não voltar a ser feito, é possível cancelar o trabalho ou entrega de produtos. Lembre-se de incluir esses detalhes também no contrato.

Além desses cuidados contratuais, opte sempre pela emissão de boleto bancário de cobrança. Pelo boleto, será possível protestar o pagamento, caso ele não seja feito. Assim, você pode colocar o cliente que deu o calote nos registros de inadimplentes.

A Cenize oferece o jFinanças Empresas, que permite o controle financeiro da sua companhia e também a emissão de boletos de cobrança. O software também permite sincronizar os dados da conta bancária corporativa para um completo acompanhamento do fluxo de caixa.

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