De Janeiro a Dezembro, Fique Atento ao Fluxo de Caixa da Sua Empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

De janeiro a dezembro, fique atento ao fluxo de caixaAdministrar o fluxo de caixa da sua empresa não pode se limitar ao registro de dinheiro que entra e sai dia após dia. Para que você não seja pego de surpresa por despesas inesperadas ou quedas momentâneas na sua receita, é essencial que se faça um planejamento que leve em conta a movimentação financeira esperada para as diferentes épocas do ano.

Uma confecção de roupas de inverno, por exemplo, pode ter a maior parte das suas vendas no primeiro semestre. Mas ainda assim precisa ter recursos para pagar o 13º salário de seus funcionários no final do ano. E investir na compra de mais matérias-primas em setembro e é preciso levar em conta as despesas previstas para novembro para evitar problemas.

Se sua empresa tem um grande volume de vendas, porém seus clientes fazem seus pagamentos em várias parcelas ao longo do ano, se faz necessário prestar atenção ao impacto que isso traz na administração das contas a pagar.

Se cada cliente efetua seus pagamentos em datas diferentes, muitas vezes depois da entrega do produto ou da realização do serviço, e os fornecedores exigem que parte do pagamento seja feito de forma antecipada, um planejamento precisa ser feito. Uma desordem entre os fluxos de entrada e saída pode fazer com que a empresa atrase pagamentos importantes ou pode ser obrigada a recorrer a onerosos empréstimos bancários.

Esse tipo de problema pode ser evitado por um processo que começa com um cuidadoso registro de cada uma das operações da sua empresa, tendo sempre em mente como cada uma delas afeta suas finanças.

Com a ajuda de uma planilha de controle de fluxo de caixa, é possível se antecipar aos problemas de falta de recursos para atividades chave da companhia e tornar mais eficiente a administração do dia a dia do seu negócio.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn