Descarte de produtos faz parte do controle de estoque

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

controle de estoqueA administração eficiente do estoque de uma empresa também passa pelo descarte de produtos. Quando esse trabalho não é feito, itens que não serão mais vendidos, por diversos motivos, ocupam espaço indevidamente. Isso aumenta o custo da empresa com estocagem e cria uma falsa sensação de estoque cheio.

Para ajudar no trabalho, uma das soluções é utilizar uma planilha de controle de estoque, que mostre os itens que entraram e saíram. Assim, sua empresa poderá avaliar quais produtos estão em estoque há muito tempo e decidir se devem ser descartados.

Existem diversos motivos para jogar produtos fora. Pode parecer uma medida drástica, dado que a compra desses itens foi um gasto para a empresa, mas é preciso colocar na balança o quanto custa manter aqueles produtos “encalhados” nas prateleiras ou armazenados. Periodicamente, faça uma varredura nos itens estocados. Mantenha sempre uma pessoa responsáveis por isso.

Mercadorias com defeito devem ser descartadas. Você não deve vender produtos que não obedeçam seus rígidos padrões de qualidade. Dependendo do ramo de atuação do seu negócio, você pode colocar os itens à venda por um preço extremamente baixo, desde que deixe claro que se tratam de peças com defeito. Essa é uma prática comum em comércio de roupas e de cama, mesa e banho.

Produtos que saíram de linha ou que não são mais procurados pelos consumidores também devem sair do estoque, mesmo que ainda estejam em bom estado. Afinal, por que você vai ocupar espaço com itens que ninguém mais quer se poderia encher a sua empresa com os itens mais consumidos do mercado?

Mercadorias vencidas, como alimentos e medicamentos, devem ser retiradas imediatamente do estoque. As empresas que trabalham com esses produtos precisam que ter um controle bastante rígido do estoque para descartar aqueles que já passaram da data de validade. Para isso, é preciso estabelecer uma rotina de controle e avaliação dos produtos estocados.

Depois de descartar produtos que não trazem retorno financeiro para a sua empresa, é a hora de fazer novas encomendadas, desta vez com uma estratégia de controle mais eficiente.

Para isso, a Cenize oferece o software Loje, que integra as informações comerciais e financeiras da sua empresa. O Loje ainda faz cotações de preços com seus fornecedores e emite um alerta quando seu estoque chega na quantidade mínima.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn