vantagens-do-uso-da-nfe

Descubra as vantagens da emissão de NFe e melhore seu trabalho

As vantagens de se adotar a Nota Fiscal EletrônicaA forma mais conhecida de emitir nota fiscal é aquela que nós vemos na maioria das vezes em que fazemos compras no supermercado ou abastecemos o carro num posto de gasolina: a emissão de uma nota física, de papel, seja por meio do preenchimento de um talão, seja pela impressão de um cupom. Porém nos últimos anos tem ganhado força uma nova ferramenta – a Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Vatagens do uso da NFe

A NFe elimina a necessidade de encomendar talões em gráficas especializadas ou instalar sistemas específicos para a impressão de cupons fiscais. A empresa irá gerar um arquivo eletrônico com o valor da mercadoria ou serviço prestado diretamente no site da Secretaria da Fazenda de cada Estado ou da Prefeitura e que será transmitido via internet.

Uma das vantagens do uso da NFe em relação aos métodos tradicionais está na sua gestão. Em se tratando de notas em papel, é preciso, por exemplo, que a empresa possua um espaço físico para o seu armazenamento – no caso do sistema eletrônico, as notas ficam armazenadas no próprio sistema da Secretaria da Fazenda, facilitando o acesso aos documentos.

Além disso, a NFe facilita a integração do processo de emissão de notas com a gestão financeira como um todo. Ou seja, a empresa que utiliza software específico para a administração de suas finanças pode simplesmente interligar o sistema que já existe para monitorar vendas e fluxo de caixa com o sistema da NFe, unindo várias tarefas diferentes em um único processo.

Como emitir NFe

Para fazer uso do sistema da NFe, é necessário um computador com acesso à internet e um certificado digital, que é uma assinatura que garante a identificação da empresa e integridade dos dados da operação comercial e que pode ser adquirido, por exemplo, nas agências dos Correios.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn