Detalhar despesas na planilha de gastos é essencial para o controle financeiro da empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

planilha de gastosQuando se administra um negócio, é preciso estar sempre alerta em relação à entrada e principalmente à saída de dinheiro do caixa. Desde gastos regulares, como pagamentos de contas e de salários de funcionários, a ocasionais, como almoços com clientes, é importante registrar e também classificar cada item corretamente. Uma ótima maneira de não se perder em meio às despesas de sua empresa é utilizar uma planilha de gastos.

Talvez não pareça importante separar os gastos em diferentes categorias, já que no fim do dia, tudo resulta em dinheiro que sai do caixa. Porém, há uma série de vantagens em realizar esse registro da forma mais organizada possível. Por exemplo, a partir dessas informações, você pode facilmente verificar se sua empresa está financeiramente saudável.

Em caso de gastos excessivos, é possível identificar quais despesas podem ser cortadas. Manter esses dados organizados economizarão tempo, além de dores de cabeça, no futuro. Além disso, ao manter uma classificação correta e padronizada dos gastos, toda a equipe envolvida na área financeira pode trocar informações e acompanhar os números. Caso a pessoa encarregada pelos pagamentos deixe a equipe, outro funcionário ou sócio poderá assumir a função sem dificuldade.

Antes de tudo, é necessário entender como a classificação de gastos deve ser feita. Por exemplo, contas de energia elétrica são despesas  administrativas de ocupação, já as contas de telefone e internet são despesas de comunicação. O mesmo ocorre com pagamentos de funcionários, que são classificados como salários e encargos, enquanto o salário dos proprietários da empresa é o pró-labore.  Outros gastos, como manutenção de veículos, transporte de funcionários e viagens, até compra de material de limpeza também podem e devem ser devidamente registrados.

Para te auxiliar nesse processo, a Cenize criou o programa jFinanças Empresa. Nele você pode ter controle de todo o fluxo de caixa, ou seja, da entrada e saída de dinheiro, de sua empresa de forma prática e eficiente. Todas as despesas podem ser computadas e classificadas, ainda com a vantagem de programar pagamentos e de anexar digitalizações de recibos, cheques e outros documentos aos lançamentos.

Assim, utilizar uma  planilha de gastos é praticamente imprescindível para que não haja sustos com despesas que não haviam sido propriamente computados, além de ajudar os sócios da empresa a entenderem melhor as despesas de cada mês.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn