Dicas incríveis para motivar sua equipe

Uma das principais diferenças entre chefes e líderes é a capacidade que estes profissionais têm de motivar a sua equipe a usar todo o seu potencial para alcançar os melhores resultados. E engana-se quem pensa que apenas o fator financeiro influencia neste sentido: atitudes como prezar por uma comunicação clara com o funcionário, colocar o colaborador em uma função que seja adequada para suas habilidades e buscar dar feedbacks positivos fazem a diferença e aumentam o engajamento dos profissionais. Confira algumas dicas incríveis para motivar sua equipe:

Tenha uma comunicação clara e adequada às necessidades da sua equipe

O gestor de sucesso é aquele que interage de forma objetiva e transparente com o colaborador, entendendo suas necessidades e adaptando seu discurso aos objetivos que devem ser atingidos. Um bom líder identifica o perfil da sua equipe e adequa sua comunicação de forma que consiga receber as melhores respostas por parte do time. Profissionais arrojados, por exemplo, costumam se engajar quando o líder adota um discurso mais agressivo, que estimule o atingimento de metas.

Garanta que os profissionais estejam exercendo a atividade mais adequada para o seu perfil

O engajamento da equipe aumenta de forma considerável quando cada profissional exerce o papel mais adequado para suas habilidades e aspirações. Um profissional com perfil mais retraído e com foco em planejamento pode ser mais adequado em atividades mais técnicas, que não exijam ousadia e capacidade de lidar com imprevistos. Já um colaborador com tendência para inovação costuma se sair melhor em funções que permitam que ele exerça sua criatividade.

Reconheça o poder de um feedback positivo

Saber reconhecer quando o profissional faz um bom trabalho é uma das principais características de um bom líder. Sempre que tiver oportunidade, valorize as vitórias da equipe ou de um colaborador específico, vibre quando as metas forem batidas e curta as realizações junto com o time. Para engajar os profissionais é preciso não só dar feedback, como reconhecer os acertos mais do que criticar os erros. Destaque os pontos positivos do desempenho e faça críticas construtivas para que a pessoa possa acertar os pontos negativos.

Crie um ambiente de trabalho inspirador

A saúde do ambiente de trabalho corporativo é consequência, na maior parte das vezes, da postura do líder. Aumente o engajamento e motive sua equipe criando um ambiente em que a vida pessoal do colaborador é respeitada, o treinamento é uma atividade constante e o desenvolvimento de cada profissional é a meta. Um ambiente positivo não só aumenta a motivação como retém e atrai novos talentos para a companhia.

Proponha metas adequadas

Não existe nada mais desestimulante para uma equipe do que metas e objetivos que não condizem com a sua realidade. Por isso, para manter a motivação do time lá em cima, é importante estipular metas que sejam possíveis de serem atingidas e incentivar cada profissional a alcançar o melhor desempenho para chegar a este objetivo.

Aumente o engajamento dos seus funcionários apostando em uma comunicação clara e eficiente, sempre investindo no feedback e criando um ambiente de trabalho inspirador.

Qual de nossas dicas chamou mais a sua atenção? Já aplica alguma delas em seu dia a dia? Deixe um comentário e participe da conversa!

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