Dicas para aumentar o seu lifetime value (LTV)

Reter clientes é extremamente importante para a saúde de qualquer SaaS. De acordo com especialistas fica bem mais barato agradar aqueles que já compram ou adquirem os produtos do que conquistar uma nova clientela. Nessa empreitada é importante utilizar ferramentas que possam ajudar a fazer projeções e assim contribuir para novas estratégias.

Esse é o caso do lifetime value, também conhecido como LTV, que significa “valor de tempo de vida”. Esse cálculo vai ajudar a estimar o quanto um cliente deve gastar com produtos ou serviços oferecidos pela empresa em toda a sua vida.

Como calcular o LTV

Para calcular o LTV será preciso ter todos os dados da clientela como frequência média de compra e por quantos anos as pessoas adquirem os produtos ou serviços de sua empresa. Depois disso é multiplicar o valor médio de todas as vendas com o número de vendas e o tempo médio de fidelização do cliente.

Essa fórmula poderá ser bastante eficiente para estimar a médio e longo prazo o seu planejamento de marketing além de responder a perguntas como “Qual o custo para adquirir novo cliente?”, “Quanto de lucro é esperado que determinado cliente proporcione à empresa?”. Se depois de tudo isso você constatar que os números não são nada animadores, então será preciso aumentar o seu LTV.

Dicas para elevar o lifetime value

Para que o LTV aumente é extremamente importante fidelizar o cliente e ter um ótimo relacionamento com ele. Para tanto você pode seguir algumas sugestões, como utilizar o newsletter (informativo). Por meio desta ferramenta o cliente fica atualizado a respeito das novidades da empresa e do mercado. Fazendo isso você agrega valor a sua Saas.

Outra forma de aumentar o lifetime value é utilizar a extranet, uma extensão da intranet. Com a extranet é possível aproximar empresa e cliente num tempo menor do que o que seria despendido com suporte e telefone.

Um programa de vantagens também é uma outra medida eficiente. Por meio dele você consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, já que o estará beneficiando com algo além dos produtos e serviços que oferece. Pode, inclusive, realizar pesquisas em troca do acúmulo de pontos e assim conhecer melhor a sua área de suporte.

Contar com uma ferramenta de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente também pode ajudar a promover contatos estratégicos e frequentes para identificar o nível de satisfação da clientela e oportunidades de negócios.

Por fim, que tal apostar no marketing de conteúdo? Manter um blog com dicas ligadas ao seu negócio pode atrair a atenção dos clientes. Esse conteúdo porém, deve ser extremamente bem feito para que possa de fato trazer informação e ajudar a clientela.

Calcular o lifetime value e utilizar das estratégias apontadas anteriormente para aumentar os números pode ser extremamente benéfico para a sua SaaS. Manter clientes é tão importante quanto conquistar outros novos. Por isso, procure criar um ótimo relacionamento com eles, oferecendo sempre vantagens para quem fica e aprimorando a qualidade do serviço ou dos produtos que você comercializa.

E então, qual outra estratégia você utiliza para aumentar o LTV? Deixe aqui o seu comentário!

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