Dicas para você alugar um imóvel comercial

Mesmo com o cenário econômico pouco otimista, o brasileiro é naturalmente empreendedor, e o sonho de virar dono de seu próprio nariz continua. Por isso, nesse cenário instável e competitivo, não há espaço para erros e é cada vez mais necessário planejamento estratégico. Planejamento que envolve, por exemplo, a escolha de um imóvel comercial para sua empresa.  Se a intenção é a locação, é preciso levar em conta mais que custo e localização! Então, se você vai alugar um imóvel para sua empresa, leia este artigo antes de fechar o contrato!

Contrato de longa ou curta duração?

O tempo do contrato do aluguel vai variar de acordo com o seu tipo de empreendimento. Se você depende de um público muito específico, o bairro que lhe atende bem hoje pode não ser o ideal amanhã. Se por acaso você estiver comprometido com um contrato de longa duração, pode estar fadado ao insucesso. Da mesma forma, se o contrato for muito curto, o proprietário pode querer reajustes abusivos e você pode se tornar refém deles. Uma boa alternativa? Faça um contrato de meio termo, com opção de renovação automática ou prioridade de acordo com sua vontade.

Há estacionamento no local ou próximo?

Outra questão muito importante a ser considerada por sua empresa é a acessibilidade. Se o seu negócio depende da visita dos clientes, a presença de um estacionamento próprio ou ao menos de fácil acesso é fundamental. Caso contrário você perde consumidores antigos e em potencial. Lembre-se de que nos dias de hoje, onde todos têm pouco tempo, de nada adianta estar em uma rua movimentada, de grande visibilidade se não puder disponibilizar uma parada para seus clientes. Caso não haja um espaço disponível no imóvel, estar próximo de um shopping center, por exemplo, com grande capacidade de receber veículos na rua ou um estacionamento terceirizado a poucos metros do seu negócio são boas alternativas para resolver o problema.

Tem um ambiente bacana?

Muitas vezes um imóvel comercial pode atender suas necessidades de preço, espaço e até localização, mas você parou para pensar se ele satisfaz as necessidades de seus colaboradores? Não se esqueça de que o real valor de uma empresa está em seus funcionários. Portanto, deixá-los satisfeitos é primordial. Observe se o ambiente é claro e arejado, se existe um lugar para relaxar ou para uma sala de descanso. Pense no bem-estar de todos e na economia também — sabia que um local abafado pode prejudicar o rendimento e aumentar sua conta de luz?

Existe um espaço para reuniões?

Outra questão fundamental para quem quer o bem de sua empresa. Para tomar as decisões importantes e pensar em ações futuras, uma sala de reuniões é uma boa pedida. Verifique se o imóvel possui algum cômodo que permita a montagem de uma grande mesa, onde as mentes pensantes estarão em funcionamento para buscar as melhores soluções. O mesmo cuidado vale para receber os clientes.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a encontrar o imóvel ideal para que seu empreendimento dê certo. Já alugou? Se você também tem uma história para contar sobre o aluguel do seu negócio, compartilhe conosco! Ainda à procura? FIcou alguma dúvida? Deixe sua mensagem!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta