Fidelização de clientes

Estratégia pós-venda: entenda a importância e saiba como criar a sua

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Você investe em estratégias  pós-venda em sua empresa? Se a resposta é “não”, você deveria começar a se perguntar sobre como é mais fácil finalizar uma nova venda:

  • Através de um novo cliente que desconhece o seu produto ou serviço e o está consumindo pela primeira vez?
  • Através de um cliente que já consumiu o seu produto ou serviço e está satisfeito com a experiência que teve?

Não é preciso ser um especialista para deduzir a resposta correta, não é mesmo? O pós-venda pode ser uma ferramenta poderosa para atrair mais recursos para a sua empresa, se a estratégia correta for usada, é claro. Pois um cliente satisfeito, é um cliente fiel e um cliente fiel significa uma nova venda garantida. Além disso, um cliente fiel também é um divulgador assíduo de sua marca, porque fará a melhor forma de propaganda que existe: “O boca a boca”. Gratuitamente e por espontânea vontade este cliente irá recomendar a sua marca para os seus amigos, parentes e conhecidos sempre que houver uma oportunidade. Mas para que isso se torne realidade, o segredo está em sua estratégia de pós-venda.

Continue lendo para entender como a sua estratégia pós-venda deve ser estruturada para garantir ótimos resultados para a sua empresa.

Estratégia pós-venda: o que é?

Expressando de forma direta o pós-venda pode ser considerado o setor ou atividade da empresa que trabalha no desenvolvimento do relacionamento com o cliente após o consumo do produto ou serviço prestado. Em outras palavras, após a venda ter sido concluída pelo setor de vendas, outro setor irá trabalhar no relacionamento com este cliente com o intuito de fidelizá-lo através de uma experiência de compra positiva como um todo.

É muito comum que as empresas que possuam um setor de pós-venda, o mantenham funcionando em conjunto com o setor de vendas a fim de gerar novas oportunidades de negócios, avaliando a satisfação do cliente em relação à experiência de compra, se foi bem atendido, se o produto/serviço é de qualidade e atende às suas necessidades e expectativas.

Manter os clientes já conquistados é mais barato do que conquistar novos clientes

As estatísticas apontam que o custo para se conseguir novos clientes é significativamente mais alto do que os investimentos necessários para se manter clientes que já foram conquistados.

Estratégia pós-venda também pode servir como suporte ao setor de vendas, pois quando mesmo após toda a argumentação do vendedor não é suficiente para convencer o cliente de que seu serviço ou produto é superior ao da concorrência nos quesitos custo x benefício, o setor de pós-vendas pode conseguir resgatar este cliente através da manutenção do relacionamento com ele.

Como aplicar os conceitos de pós-venda?

A grande dúvida é: quem deve fazer o pós-venda, o vendedor ou um setor especializado?

Você não deve se prender a esta questão como se fosse uma regra, afinal, tudo irá depender do porte de sua empresa e sua estrutura. Empresas que podem contar com mais recursos, têm uma facilidade maior em investir em uma equipe específica para cuidar do pós-venda, administrar clientes, fazer levantamento de dados para estudar as melhores estratégias.

Entretanto, isso não significa que empresas de pequeno porte não possam aplicar estratégias pós-venda com propósito de fidelizar seus clientes. Se você é um pequeno empresário e conta com uma estrutura limitada, pode agregar a função a um ou mais profissionais de vendas de seu negócio. O fato de atuarem com vendas, mostra que já possuem uma habilidade nata para lidar com pessoas, além de entenderem de argumentação e estratégias para conquistar clientes.

Lembre-se, conquistar novos clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas os antigos jamais devem ser esquecidos. Então, invista no pós-venda.

E agora, concorda que este setor é tão importante quanto o setor de vendas? Deixe um comentário contando a sua opinião sobre o assunto!

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