Estratégias: Nichos de mercado: como encontrar o seu

A aposta em um nicho de mercado pode ser extremamente lucrativa até mesmo em casos de produtos ou serviços com baixa procura no mercado. Muito por conta disso, grandes empresas de comércio eletrônico, como a norte-americana Amazon, decidiram diversificar e apostar em nichos pequenos, com a intenção de que a soma de suas receitas viessem a representar uma fatia significante do faturamento total.

Um pequeno ou microempreendedor não dispõe da mesma estrutura administrativa para realizar pesquisas de mercado mais complexas, no entanto, com bastante trabalho e alguma orientação todos podem encontrar um nicho perfeito para investir. Confira!

O que é um nicho

Nicho de mercado é um grupo formado por indivíduos e empresas que têm os mesmos interesses ou necessidades de consumo. Alguns desses nichos são mais fechados, formando verdadeiras comunidades, enquanto outros são mais abertos e dispostos a aceitar novidades.

Para melhor entendermos o conceito basta pensarmos em uma loja especializada na venda de CDs de música. Percebemos, de cara, que a especialidade da empresa é trabalhar com um tipo específico de produto, mas isso não significa que seja voltada para um determinado nicho, já que “música” é uma categoria bastante ampla. Em sentido diametralmente oposto, podemos pensar na Galeria do Rock, localizada na cidade de São Paulo. Apesar de também venderem CDs de música, oferecem aos seus clientes outros produtos como peças de vestuário, estúdios de tatuagem e piercing, etc. Percebemos nitidamente que a atividade das empresas é delimitada por um nicho, um estilo de vida, uma preferência musical, e não por um produto.

Vantagens de se estabelecer uma imagem forte dentro de um nicho

Quando dialogamos diretamente com o cliente e criamos empatia entre a atividade comercial exercida e um estilo de vida ou grupo de interesses específicos, ficamos menos dependentes das flutuações do mercado e de eventuais variações de preços ou outros imprevistos, sem falar que há uma facilidade maior em se fidelizar os clientes. Para aproveitar o exemplo já exposto, sabemos que as lojas de CDs receberam um duro golpe com a popularização do compartilhamento da música por meio da internet. As lojas especializadas, por outro lado, continuam de pé e conseguiram se adaptar às novas circunstâncias.

Como buscar pelo nicho perfeito

Escolher um nicho de mercado ligado a produtos ou serviços pelos quais o empreendedor se interessa ou tem algum conhecimento aumenta significativamente as chances de sucesso. Isso acontece porque, quando fazemos o que gostamos e o que conhecemos, fica mais fácil de investir tempo e trabalho aprendendo, pesquisando, gerando conteúdo e tráfego em um site, por exemplo.

Outra dica importante é pesquisar os mecanismos de busca e ferramentas de palavra-chave para conhecer melhor o público e avaliar o potencial do negócio. O empreendedor também não pode deixar de pesquisar a concorrência e estudar a possibilidade de oferecer um produto melhor a um custo menor.

A ideia de especialização em um determinado nicho tem muitas vantagens a oferecer ao pequeno empresário. Portanto, se você não pode competir na batalha dos preços com as grandes empresas, pode, por outro lado, lançar mão de um atendimento diferenciado e tornar-se referência no mercado por manter em estoque produtos com baixa procura dentro de determinado nicho.

E então, sente-se mais preparado para encontrar o seu nicho? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

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