Evite o endividamento com uma planilha de gastos

planilha de gastosCom a inflação em alta, o Banco Central vem aumentando os juros básicos do país. Isso significa que o crédito para empresas e para pessoas físicas também ficou mais caro. Por isso, é o momento de evitar o endividamento.

Para as empresas que estão com planos de investir, seja na compra de máquinas e equipamentos, ou na expansão, com a contratação de pessoal, o ideal é fazer isso com dinheiro do próprio caixa. Planeje o investimento com antecedência.

Com a ajuda de uma planilha de gastos, faça uma previsão de quanto do seu lucro mensal poderá ser reservado para futuros investimentos. Com a planilha, o setor financeiro da empresa também poderá estudar como cortar alguns custos, de forma a aumentar a reserva financeira.

Algumas empresas buscam o crédito bancário quando estão com problemas de fluxo de caixa ou com resultados financeiros negativos. Este é o pior momento para recorrer à ajuda do banco. É quando a instituição financeira irá cobrar juros mais altos porque o risco de calote é maior.

Portanto, antes de se endividar para cobrir a conta negativa da empresa, faça uma avaliação dos seus gastos e da sua receita. Mais uma vez, a planilha de gastos pode ajudar a compreender melhor onde está o problema. A regra básica é: as despesas da sua empresa têm que ser menores que o faturamento. Caso contrário, você não conseguirá sair do prejuízo.

O problema também pode estar no fluxo de caixa. Muitos vencimentos concentrados em uma data e os recebimentos em outra. Para solucionar esse problema, tente manter em caixa pelo menos o valor referente às contas a serem pagas nos próximos 30 dias. Para ser conservador no controle financeiro da empresa, especialistas recomendam ter em caixa até 60 dias de reserva.

Para ajudar no controle financeiro do seu negócio, a Cenize oferece o jFinanças Empresas, uma solução completa e fácil de usar.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn