5 erros que fazem a empresa desperdiçar dinheiro

Para uma empresa ter sucesso financeiro e caminhar no rumo certo no mercado concorrido de hoje, é importante controlar as despesas, manter os gastos em um nível razoável e deixar o fluxo de caixa bem monitorado, sem que surjam desperdícios de recursos que poderiam ser facilmente evitados. Que tal verificar alguns erros de rotina que podem estar comprometendo os bons resultados de sua empresa, sobretudo na gestão financeira?

Estoque mal gerenciado

Se não existe um bom controle do acervo de produtos, nem sempre será possível otimizar a contento a quantidade de itens que se tem em estoque. Isso pode gerar enorme variedade de problemas, desde a perda de uma venda ou de um cliente, quando este busca um produto que você não tem em depósito, fazendo com que a pessoa vá a outro estabelecimento a fim de comprá-lo, até um excesso de requisições ou pedidos junto aos fornecedores, passando a pôr recursos em excesso em produtos que podem ficar encalhados.

Responsabilidades e tarefas mal definidas nos times

O gestor competente deve ser claro e bem explicativo naquilo que solicita para sua equipe, de modo que não apareçam mal entendidos e inconsistências nas ocupações operacionais. Falhas neste aspecto podem causar retrabalho, tempo desperdiçado e esforços a mais, ou seja, energia que poderia estar sendo aplicada para gerar mais rentabilidade para a empresa.

Não ter um sistema de gerenciamento informatizado

Um software voltado para a gestão financeira ou gestão integrada é um dos mais significativos investimentos que um empreendedor pode fazer para seu negócio. Dependendo da solução tecnológica e das funcionalidades do recurso, ele poderá reunir em uma só ferramenta de controle e visualização os vários procedimentos de sua organização e entender os resultados, tendo comandos proveitosos desde a administração comercial até a emissão de notas fiscais. Isso agiliza as coisas dentro da empresa e otimiza sua operacionalidade, de maneira que se poderá cortas custos em iniciativas que não estejam tendo uma boa resposta mercadológica.

Deixar de registrar todas as operações financeiras

O primoroso registro de operações, tanto no plano de entradas financeiras quanto das saídas, possibilita ter uma ideia precisa de como estão as finanças da empresa, inclusive viabilizando que sejam feitas projeções de alguns meses sobre sua pujança no mercado. A ferramenta de controle do fluxo de caixa só será realmente útil se os registros forem feitos com exatidão, tendo impacto em vários setores da empresa, desde as movimentações de estoque, até as estratégias de descontos e decisões relacionadas a tomadas de empréstimos com instituições financeiras. Ou seja, controlar o dinheiro que se tem é algo fundamental para não se perder dinheiro no futuro.

Falhas na comunicação entre operação e gerência

Os desacertos de comunicação entre as pessoas são causa de problemas bem sérios não só no meio profissional, mas até no âmbito mais íntimo. Uma interação bem feita propulsiona uma situação de ambiente harmônico, positivo e com maior bem-estar, além de evitar o problema de cumprimento errôneo de tarefas ou serviços.

Cuide bem do planejamento, dando atenção às melhores ferramentas e recursos possíveis, e também da boa interação com sua equipe para deixar sua gestão financeira de acordo com o que se espera alcançar.

E você, o que mais você faz para não desperdiçar dinheiro na sua organização? Já conta com algum software de gestão? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn