Como as redes sociais podem impulsionar suas vendas

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Fato: a popularização da internet, em conjunto com o fenômeno das redes sociais verificado nos últimos dez anos, mudou a forma com que as empresas lidam com seus públicos consumidores. Mas não é só de relacionamento que estamos falando, uma vez que as redes sociais, quando utilizadas de forma estratégica, podem influenciar positivamente também nas vendas. Mas como, afinal, isso ocorre?

O canal aberto pelas redes sociais com o público em geral é de extrema complexidade — ou seja, ao mesmo tempo em que serve de ferramenta muito útil para relacionamento, atendimento ou suporte ao cliente, também se mostra peça fundamental em uma estratégia baseada em internet para aumentar as vendas. Alguns elementos importantes dessa estratégia são o reforço do conhecimento e reputação da marca, divulgação de conteúdo, fidelização e ofertas exclusivas. Confira:

Reforço da marca

Fazer com que as pessoas conheçam — e reconheçam — sua marca é imprescindível para aumentar as vendas e para o sucesso do negócio como um todo. As redes sociais são um terreno mais que fértil para isso, uma vez que se trata de um “lugar” onde conceitos e ideias não palpáveis encontram mais espaço entre as pessoas do que no mundo offline.

Nesse sentido, é possível promover ações de conhecimento e reforço da marca nas redes sociais por meio do compartilhamento de vídeos institucionais e conteúdo institucional, sempre como foco naquilo que realmente é de interesse do público, fazendo com que ele se identifique e interaja com a marca.

Divulgação de conteúdo estratégico

A internet virou de cabeça para baixo algumas lógicas do marketing e da propaganda. Ou seja, se antes o público apenas recebia, impassível, a mensagem e o estímulo, hoje ele é o agente da procura, da demanda, e decide quais mensagens vai receber. E agora, nesse contexto completamente diferente, a sobrevivência de sua marca/empresa está condicionada ao fornecimento dessas mensagens e desse conteúdo — processo que pode ser feito com muito sucesso por meio das redes sociais.

A estratégia é simples: entenda seu público e ofereça a ele aquilo que ele busca e precisa. Produza conteúdo relevante, seja ele texto, vídeo, ferramenta ou aplicativo, sempre alinhado àquilo que a sua empresa oferece, compartilhando nas redes sociais. Satisfeito, o indivíduo, que antes era consumidor em potencial, torna-se cliente de sua marca e de seus produtos.

Fidelização de clientes

A grande “sacada” desse canal que é a internet e as redes sociais é que os caminhos são de mão dupla — ou seja, o público também tem seu papel ativo nas estratégias digitais da empresa. Nesse contexto, ações que convidem o internauta a participar ativamente e interagir com sua marca e estimulem o compartilhamento da experiência com os amigos contribuem efetivamente para o processo de fidelização.

Promoções e ofertas exclusivas

Outra estratégia que tem conquistado muitas vendas extras nas redes sociais, além também de fidelização, reforço e reconhecimento das marcas, é oferecer vantagens exclusivas para internautas, como brindes, descontos, cupons e outros prêmios. Em troca, o internauta pode fornecer um e-mail parra cadastro ou um compartilhamento da experiência para sua rede de amigos.

E na sua empresa, como tem sido sua experiência e de sua marca nas redes sociais? As estratégias têm trazido resultados? Conpartilhe suas opiniões conosco!

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