Finanças sob controle é sinal de empresa saudável

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

De acordo com pesquisas de grandes instituições como Sebrae e Fundação Getúlio Vargas , o descontrole das finanças é a primeira causa de falências e prejuízos das empresas brasileiras, não importa o tamanho ou o setor de atuação. O principal motivo dessa deficiência vem da falta de informação sobre a real saúde financeira da empresa. Sem informações exatas, empresários têm tomado decisões que muitas vezes se revelam, tardiamente, equivocadas.

Saber exatamente de onde vem o dinheiro e para onde ele está indo é fundamental para que tomadores de decisão possam saber como investir. Quanto mais informações melhor. Para tanto uma empresa precisa contar não apenas com funcionários eficientes, mas também com um suporte tecnológico que agilize o processo.

O ideal é que o setor financeiro da empresa – seja ela, pequena, média ou grande – esteja equipado com softwares que contribuam para a reunião e leitura dos dados. O jFinanças Empresa foi desenhado para ser intuitivo, ou seja, sua interface é de fácil uso, mesmo no primeiro contato. O mais interessante é que o programa vai se customizando enquanto é utilizado. Assim, as funções mais acessadas passam a ser destacadas facilitando o trabalho a cada dia.

Com o jFinanças é possível controlar despesas de cartão, controlar o uso de cheques, adicionar recibos e contratos – e por fim àqueles arquivos empoeirados – administrar o pagamento de funcionários e terceirizados entre outras funções. As informações ficam facilmente acessíveis, dinamizando o dia-a-dia.

Números com valor agregado

O maior desafio, porém, não é o de reunir os dados, mas saber dar a eles um significado. No mundo competitivo de hoje, não basta ver que entrou x e saiu Y, é fundamental saber como cada movimentação feita pela empresa, seja uma contratação de serviço, seja um reforço do estoque, interfere no faturamento a curto, médio e longo prazo.

Para auxiliar no entendimento das informações mais complexas, o jFinanças oferece um demonstrativo financeiro com edição dinâmica. O software agiliza a interpretação dos dados, permite que se faça comparação entre receitas e despesas pontualmente, e tem facilidades que o fazem ainda mais interessante. Por exemplo, é possível saber o lucro da empresa com e sem impostos. Isso é particularmente conveniente para setores que costumam sofrer com aumentos e reduções temporárias de tributos.

O demonstrativo é alta do setor financeiro da empresa e sua importância está resguardada por uma sistema de segurança que faz os backups. Esses, por sua vez, ficam disponíveis em um painel e são facilmente recuperados.

O futuro ao alcance das mãos

O planejamento é essencial numa organização. Claro, que ela começa com a determinação de objetivos e ambições da empresa, mas essas estão intimamente ligadas à vida financeira da empresa. De pouco adiantar vislumbrar uma grande virada se as finanças nem cobrem os investimentos nem sustentam fontes alternativas de renda como financiamentos em empréstimos.

Depois de ter os dados transformados em informações complexas é preciso tomar decisões para um futuro a curto e médio prazo. Em outras palavras é preciso usar o passado e o presente para planejar o futuro. Vai investir em pessoal? Em produção? O quanto isso vai custar? Em quanto tempo haverá retorno? Vai esperar que a empresa esteja mais estável?

O jFinanças também pode ser um reforço nesse momento. Como o programa possui todas as informações financeiras da empresa ele consegue desenhar um histórico detalhado e oferecer uma sugestão de planejamento. Com essa sugestão é possível fazer planos periódicos e saber rapidamente se a empresa está seguindo o rumo esperado.

Organizar, planejar, gerenciar e controlar são as funções que o software que comandará as finanças da empresa precisa apresentar para se mostrar um parceiro que ajude a levar os negócios a outro patamar.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn