Fluxo de caixa: Dicas para não perder o controle

Existem diversas maneiras de medir o desempenho de uma empresa: volume de vendas, tamanho do lucro, número de lojas abertas, crescimento no faturamento de um ano para o outro, e por aí vai. Mas um dos pontos fundamentais para avaliar a saúde financeira do seu empreendimento é: O saldo da conta bancária está positivo e aumentando? É aqui que entra a ideia de fluxo de caixa.

Fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todo o dinheiro que entra e sai da conta da empresa, e é uma tarefa crítica para o sucesso do empreendimento. Aqui vão algumas dicas para não perder o controle das contas:

– Seja detalhista: é importante que absolutamente todas as receitas e despesas sejam registradas imediatamente. Não deixe pequenas somas de lado, achando que elas não farão diferença, porque depois de algumas semanas ou meses você vai ver o saldo da sua conta diminuindo sem saber para onde o dinheiro está indo.

– Esteja preparado: escolha com cuidado o instrumento ou sistema mais adequado para que você registre o seu fluxo de caixa. Programas de computador especialmente voltados para o tema existem e estão disponíveis para as empresas de todos os portes.

– Use os números a seu favor: o controle de fluxo de caixa não deve ser apenas uma tarefa rotineira da empresa. As informações registradas devem ser usadas ativamente pelos gestores para que um planejamento financeiro eficiente seja adotado. Se a maioria das despesas ocorre no final do mês, quando é o melhor dia para se cobrar dos clientes? Existe espaço para aumentar as vendas a prazo ou as necessidades da empresa exigem que elas sejam sempre à vista? Tudo isso pode ser respondido caso o gestor tenha à mão os números certos.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn