Gestão de vendas: o que é e como funciona?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

No final, todos os seus esforços para garantir a lucratividade da sua empresa se resumem em uma coisa: vendas! Por isso, gerenciar esta área de maneira eficiente é fundamental. Você tem colocado isso em prática? Com nosso post de hoje, nosso objetivo é garantir que você entenda o que é e como funciona a gestão de vendas para pequenas empresas. Vamos lá?

O que é gestão de vendas

A gestão de vendas antes era referida exclusivamente à condução da força de vendas. Mas, com a evolução comercial, ela passou a englobar todas as atividades ligadas à isso, como marketing, publicidade, pesquisa, distribuição, preços e produtos, ente outros. Em palavras simples, a gestão de vendas organiza metas por meio de planejamento, treinamento, liderança e gerenciamento de recursos da sua empresa.

Uma boa gestão, portanto, deve fornecer soluções centradas no esforço de vendas: planejamento, estratégias, processos e execução de atividades. Nesse contexto, a liderança é um elemento-chave para o sucesso nesta etapa.

Gestão de vendas para pequenas empresas

Ao contrário do que se pensa a gestão de vendas não se restringe às grandes empresas. As de menor porte também podem implementar o processo, e assim, elevar o nível de seu processo comercial.

Sabemos que uma empresa que não vende nada, ou que não vende bem, está fadada ao fracasso. Mas saber vender não se resume a apenas ter um bom produto e oferecê-lo nos canais disponíveis. O processo é bem mais abrangente e exige alguns cuidados.

Para começar a formar uma boa gestão de vendas, é preciso identificar se existe alguma deficiência na área. Entenda como você supre as necessidades do cliente e compre os objetivos corporativos a fim de gerar lucro.

Dicas práticas para aplicar na sua gestão de vendas

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para a mudança é planejar. Organize sua força de vendas e garantir o preparo da sua equipe é essencial. Por isso, não deixe de investir recursos no treinamento dos seus vendedores.

2. Identifique um líder

Para ser precisa e eficiente, sua gestão de vendas precisa de um líder. Ele será responsável pelo desempenho de metas e acompanhamento do trabalho dos vendedores. Sem isso, você dificilmente terá sucesso.

3. Estruture a empresa

Estruture sua empresa para o crescimento com antecedência, sempre com foco em quando suas projeções de vendas se concretizarem. É mais eficiente se precaver do que agir na pressa e pegar a todos de surpresa!

BANNER_controlevendas_SS_648x150 (1)

4. Escolha boas ferramentas

Por fim, será preciso investir em boas ferramentas que vão garantir o andamento da gestão de vendas. Com as soluções certas em mãos, garante-se maior produtividade e eficiência.

Concluindo

Você já sabe o que é e quais são as principais funções da gestão de vendas. E mesmo que sua empresa seja pequena, é possível promover o crescimento da área comercial, e consequentemente, da sua empresa.

Sage Start tem recursos essenciais para uma boa gestão de vendas, como emissão de nota fiscal, controle de estoque, gerenciamento financeiro e ponto de venda. Lembre-se que todos são imprescindíveis para manter o funcionamento de uma pequena, média ou grande empresa.

Quer incluir alguma dica neste post? Mande um comentário para a gente.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta