Por que contratar estagiários é um bom negócio

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Já se foi o tempo em que os estagiários eram contratados para fazer café, tirar xerox e levar recados. No mercado de hoje, eles desempenham funções muitas vezes essenciais, e são uma excelente oportunidade para a empresa contratante.

Sabe aquela história de que se você quer algo bem feito, deve fazer você mesmo? Bom, nem sempre é assim. Montar uma boa equipe de trabalho faz parte do universo profissional, e pode levar a resultados muito mais significativos do que aqueles obtidos por uma atuação solitária. E essa boa equipe passa, sem dúvida, pela contratação dos estagiários.

Prática real

Para que a experiência da empresa com o estagiário (bem como a dele também) seja proveitosa, é importante que o empregador dê a ele funções reais e responsabilidades condizentes com o cargo. Quem enxerga o estagiário como aquele que faz café ou como mão de obra barata está no mínimo desatualizado.

O estágio é uma oportunidade para que o estudante tenha uma experiência de treinamento profissional, preparando-se, na prática, para o mercado de trabalho, e preenchendo lacunas do aprendizado acadêmico. Por isso, deve ser ofertado como tal, por qualquer empresa séria.

Reforço para a equipe

A empresa só tem a ganhar ao oferecer uma experiência de estágio verdadeiramente profissional. Trata-se de uma bela oportunidade para formar um excelente profissional para o futuro, que poderá ser contratado pela mesma companhia e, assim, reforçar o quadro de funcionários de forma valorosa. Afinal, as habilidades necessárias para o dia a dia profissional do local já terão sido treinadas.

Além disso, esse estagiário não só estará pronto em termos de habilidades, como também de inserção na cultura da empresa. Sabemos como a cultura empresarial é muito importante, e um profissional que comece seu trabalho já por dentro de como as coisas funcionam internamente torna tudo muito mais fácil e fluido.

A contratação de um estagiário é um bom negócio para a empresa também pela sua capacidade de trazer novas ideias. Afinal de contas, trata-se de alguém jovem e ligado no que de novo está acontecendo. Dar voz a ele pode ser uma boa estratégia para pensar fora da caixa e se atualizar.

Boca a boca

A contratação de estagiários é também uma excelente forma de reforçar a excelência da empresa perante as novas gerações, que logo estarão no mercado profissional.

Uma empresa que contrata estagiários para ficar por conta de tarefas chatas e irritantes, que ninguém quer fazer, certamente terá  sua imagem arranhada. O estagiário sairá de lá falando mal do local, inclusive com seus colegas — que, obviamente, irão fugir de futuras vagas na empresa.

Por outro lado, uma companhia que valorize o estagiário e contribua de maneira concreta para sua formação ganhará um boca a boca favorável. Logo, o resultado é que os melhores estudantes irão bater à sua porta em busca de estágios, e a chance de montar uma equipe qualificada será bem maior.

Investir nos estagiários é uma ótima oportunidade para as empresas crescerem. Tal qual um time de futebol que valoriza as categorias de base, é um investimento no presente que dará retornos certos no futuro. Como funciona o sistema de estágios na sua empresa? Ainda tem alguma dúvida do valor dos estagiários para a sua organização? Deixe um comentário e participe da conversa!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn