oportunidade para aprender com os erros

Gestão empresarial: Como transformar os erros em aprendizado

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Por mais sistemático e minucioso que você seja, nunca estará isento de cometer erros, afinal, errar faz parte do que nos torna humanos. Então, por que não permitir que os erros se transformem em oportunidades para crescimento e aprendizado? É claro que tudo irá depender de como você reage aos seus erros, como os enxerga e, é claro, de sua gravidade, mas a gestão empresarial pode ser ainda melhor quando aprendemos com os erros.

5 Passos pontos importantes para aprender com a gestão empresarial

Hoje em dia, é necessário ter visão de futuro e estar sempre inovando para que seja possível sobreviver no mercado, pois, o consumidor está saturado das mesmices de produtos e serviços obsoletos. É óbvio que quando se trata de inovação, estamos nos referindo ao ato de explorar uma “região” jamais explorada antes, o que torna a probabilidade de erro alta o suficiente para ser considerada como provável. Ou seja, se você quer sobreviver ao mercado e precisa inovar, se deseja inovar, certamente irá cometer erros. Mas cometer erros, não é sinônimo de fracasso. Continue lendo para entender como a gestão dos erros pode ser uma grande oportunidade de crescimento para empresários de todos os portes.

1. Cortando o mau “pela raiz”

Quanto mais cedo a origem do problema for identificada, menos danos o erro irá causar à empresa. Lembre-se, quando se pretende garantir a sobrevivência de uma empresa, não há margem para orgulho e arrogância. Por isso, é importante ser franco e humilde neste momento e admitir que a estratégia adotada não está surtindo os efeitos esperados, abandoná-la e partir para uma estratégia melhor.

2. Saiba que o erro é parte do processo

Muitos empresários não conseguem ter uma noite de sono em paz por causa do medo de errar, o que acaba tornando o seu fardo muito pesado e quando o erro acontecer, a sua frustração é ainda maior. Não tenha medo de errar, afinal, você pode resolver ou simplesmente amenizar as consequências que o erro causou à empresa, mas uma coisa é certa: dificilmente você tornará a cometer o mesmo erro novamente. Toda experiência é válida quando aprendemos algo com ela.

3. Solucionando o problema

Conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, quando não é possível prevenir e se torna necessário remediar, faça isso com precisão e agilidade. Fingir que o erro não aconteceu negligenciando-o é uma forma de perpetuar o erro e criar um novo problema. Pois, além de você desperdiçar a oportunidade de aprender com o erro, está desenvolvendo um comportamento de risco que pode acabar com o seu negócio.

4. Crie um sistema de defesa

De alguma forma você cometeu um erro, sofreu algumas consequências, conseguiu solucionar os problemas causados e aprendeu uma lição valiosa com tudo isso. Mas e agora? Como fazer com que outras pessoas não cometam o mesmo erro que você dentro da empresa? Como criar um “antídoto” para que esse erro não seja cometido novamente?

É preciso fazer uma análise detalhada de toda a trajetória antes do erro, durante o seu acontecimento e depois que ele foi solucionado transformar toda essa experiência em um método aplicável e prático durante o cotidiano da empresa, não somente para evitar que este erro em específico seja cometido, como muitos outros no futuro sem que a capacidade inovação seja afetada.

5. Automatize os processos para evitar sobrecarga

A tecnologia é uma das mais fortes aliadas que podemos ter na hora de gerir uma empresa nos dias de hoje. A sua constante evolução vem trazendo soluções cada vez mais práticas para grandes e pequenos problemas que temos no dia a dia de um empreendimento. Diariamente, grande parte dos erros cometidos em empresas de todos os setores acontece devido ao que definimos como “falha humana”. As falhas humanas podem ser evitadas, na maioria das vezes, através recursos tecnológicos.

Automatize os processos dentro de sua empresa utilizando um gestor de negócios que pode reduzir significativamente a probabilidade de você cometer erros como:

  • Má gestão financeira.
  • Falta de organização com as contas.
  • Má gestão do estoque.

E muitos outros!

E você? O que já aprendeu através dos erros que cometeu em sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Gestão empresarial: Como transformar os erros em aprendizado

Deixe um comentário