Líder ou empreendedor: qual perfil profissional tem mais a ver com você?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Como líderes e empreendedores são duas figuras que andam praticamente juntas, não é raro ver essas duas figuras serem confundidas. Mas apesar das semelhanças, há também diferenças no papel do líder e do empreendedor. Confira nosso post e descubra qual perfil profissional tem mais a ver com você!

As semelhanças entre os líderes e os empreendedores

Tanto o líder quando o empreendedor são figuras diretamente ligadas ao poder e, por isso, os dois precisam ter uma boa autoestima. No entanto, devem esquecer do próprio ego e batalhar em função de algo maior, seja isso uma ideia, uma causa ou um coletivo.

Líderes e o empreendedores ainda têm em comum a persistência, que irá fazer com que continuem motivados e consigam motivar também a equipe durante longos períodos de tempo, mesmo e principalmente em períodos de dificuldade.

As diferenças entre os líderes e os empreendedores

A principal virtude no perfil de um líder é da moderação enquanto que o empreendedor precisa ser mais corajoso para agir. A liderança exige muito mais transcendência do que o empreendedorismo, embora isso não signifique que o empreendedor seja egoísta e o líder altruísta.

O líder tem o poder de influenciar a sua equipe, o que exige qualidades como empatia, respeito e cooperatividade. O empreendedor, por outro lado, tem o poder de fazer, de realizar e de agir, até mesmo sobre a equipe tornando-a objeto de sua ação.

Outra grande diferença entre o líder e o empreendedor é a forma como eles lidam com os riscos. O líder toma mais cuidado para evitar estas situações e o empreendedor consegue enfrentar melhor aquelas situações que parecem fora do seu controle. Nestas horas, o líder está sempre à procura de um consenso para uma ação coletiva e acaba agindo mais devagar do que o empreendedor, que age rapidamente diante das oportunidades e ameaças com atitudes imediatas.

Por causa dessa diferença o empreendedor consegue aproveitar muito melhor as chances que lhe aparecem do que o líder, mas é justamente por isso que acaba cometendo também mais erros. Ainda assim, o empreendedor tem agilidade para corrigir o que dá errado e consegue aprender mais ao longo da vida do que o líder.

Apesar das diferenças entre esses dois papéis serem muito maiores do que as suas semelhanças, é preciso compreender que o empreendedor e o líder são figuras que se completam e juntas podem encontrar o equilíbrio perfeito para o negócio!

E você, conseguiu identificar qual perfil profissional tem mais a ver com você? Independente de qual seja, é importante procurar soluções que facilitem a sua rotina. Experimente grátis nossos sistemas de gestão e ganhe confiança para alcançar melhores resultados.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário